O projeto judiciário na escola “Doe livros e construa nosso futuro” idealizado e colocado em pratica por Dr. Raphael Leite Guedes, titular da 1ª Vara da comarca de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas, acaba de ser notificado de importante conquista nacional. A ideia de Dr. Raphael foi selecionada e passa a integrar o banco do PRÊMIO INNOVARE, o mais importante prêmio do Judiciário nacional com visibilidade internacional.

A boa nova foi comunicada pelo próprio Sergio Renault, presidente do Instituto Innovare, em comunicado oficial enviado ao magistrado de Buriticupu. No comunicado, Renault agradece a Dr. Raphael pela participação na 17ª edição e informa que a partir de agora o Judiciário na escola passa a fazer parte do banco de práticas do Innovare.

 


Obrigado por sua participação na 17ª edição do Prêmio Innovare em 2020, informamos que sua pratica agora passa a fazer parte do banco de práticas do Innovare”. Disse Renault.

O Projeto Judiciário na Escola agradece a todos aqueles que apoiam e contribuem para a realização e implementação do projeto por mais uma conquista no ano de 2020: o projeto passa a ser integrante do banco de dados das práticas nacionais do prêmio Innovare, o mais importante prêmio da magistratura nacional estou muito feliz”. Disse Dr. Raphael.

Judiciário na Escola

O projeto “Judiciário na Escola: Doe livros e construa nosso futuro” incentiva a arrecadação e doação de livros utilizados pelos alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Buriticupu e de Bom Jesus das Selvas, como forma de estimular a leitura e promover a educação das crianças e adolescentes. Assim, contribui para o pleno desenvolvimento e preparo dos indivíduos para o exercício da cidadania, conforme preceitua o artigo 205 da Constituição Federal.

No lançamento do projeto, em 21 de novembro de 2018, 500 livros foram doados à escola municipal “Unidade Integrada Simar Pereira Pinto”, a primeira beneficiada. Antes da doação, foi feita uma campanha de arrecadação na comunidade e pontos para coleta foram instalados no fórum e em empresas parceiras do projeto.

O próprio juiz doou 500 obras literárias e 500 didáticas – novas e usadas – à UI Padre Edmilson de Sousa Freire, para formação de uma biblioteca que atende a 820 alunos do ensino fundamental menor (1ª a 5ª séries) e maior (6º ao 9º ano). A escola é a segunda beneficiada pelo projeto.

Prêmio Innovare

O projeto se tornou nacionalmente conhecido ao ser inscrito no 16º Prêmio Innovare 2019 – iniciativa que identifica, divulga e difunde práticas de tribunais, profissionais e operadores do Direito que contribuam para o aprimoramento da Justiça brasileira, notadamente na área dos direitos humanos. Depois de receber a visita de dois consultores, o Juiz Raphael Leite Guedes foi selecionado para concorrer na categoria juiz e disputa a premiação com outros 100 candidatos. 

Durante a estada em Buriticupu, os consultores Antônio Nery e Antônio Pontes de Aguiar Filho fizeram uma entrevista com o Magistrado e avaliaram a efetividade e o alcance social do projeto, além do potencial para ser replicado em nível nacional. As informações coletadas vão auxiliar os jurados na análise e escolha das práticas vencedoras.

O juiz disse estar satisfeito com a receptividade que o projeto obteve na comunidade e tem expectativa de ser premiado. “A visita dos consultores e a indicação de que o projeto tem capacidade para ser replicado em outras comarcas do país, com grande alcance, demonstram que temos grande chance de chegar às últimas fases do prêmio Innovare 2019”, avalia.