Por iniciativa do vereador Denys Jackson da Silva Brito, a Câmara de vereadores de Bom Jesus da Selvas, aprovou o PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 001/2020, que concedeu título de cidadão bomjesusense ao idealizador do projeto Judiciário na Escola, juiz de Direito Dr. Raphael Leite Guedes, titular da 1ª Vara da Comarca de Buriticupu, que tem Bom Jesus da Selvas como seu termo Judiciário.

 

O presidente da casa de leis vereador Antonio Messias Lima de Sousa, pautou uma sessão solenidade para próxima quinta-feira dia 10 de dezembro as 18h, na sede do parlamento do município de Bom Jesus para a entrega da honraria ao juiz.

 

É com satisfação que fiz esse projeto de decreto legislativo para homenagear esse grande magistrado, respeitado nacionalmente, digo aqui algumas das inúmeras ações já realizada em nossa comarca, mais especificamente em nosso município por Dr. Raphael, realizou visita no dia 23 de julho de 2019  a CFR- Casa Familiar Raul e indicou a instituição para ganhar um kit de energia solar, diante do trabalho exemplar de desenvolvimento educacional dos adolescentes em formação. O kit já está montado e em breve será inaugurado, reduzindo de forma significativa o valor da fatura de energia elétrica da CFR. 21 de outubro, como juiz eleitoral Dr. Raphael Leite Guedes, inaugura posto avançado de atendimento ao eleitor do município de Bom Jesus das Selvas, uma reivindicação das autoridades da cidade e atendida pelo juiz, que intermediou junto ao presidente do TRE-MA, desembargador Cleones Cunha. Também no mesmo dia, o Dr. Raphael, em companhia do desembargador Dr. Cleones Carvalho Cunha, fizeram a entrega, de 2 mil livros e 02 computadores além de sorteio de brindes para a escola pública municipal UI Manoel Campos Sousa, localizada na zona rural do município”. Justificou Denys Jackson.

 

Dr. Raphael colocou a 1ª Vara da Comarca de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas entre as melhores do Maranhão em 2018, pelo feito, ganhou o selo bronze, e em 2019 conquistou o inédito selo OURO em Baixa Processual da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Maranhão”. Ressaltou o parlamentar.

 

É pertinente e justo que o Poder Legislativo conceda o Título de Cidadão Honorário a este cidadão, que trouxe mais oportunidades aos alunos das escolas públicas, por meio do projeto social “judiciário na escola”. De nossa comarca, completou o vereador.

Nunca é demais lembrar que em 31 de julho de 2019 em reconhecimento a excelente atuação do Dr. Raphael Leite Guedes, a Câmara de Vereadores de Buriticupu concedeu título de cidadão ao magistrado”. Finalizou.

 


Judiciário na Escola

O projeto “Judiciário na Escola: Doe livros e construa nosso futuro” incentiva a arrecadação e doação de livros utilizados pelos alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Buriticupu e de Bom Jesus das Selvas, como forma de estimular a leitura e promover a educação das crianças e adolescentes. Assim, contribui para o pleno desenvolvimento e preparo dos indivíduos para o exercício da cidadania, conforme preceitua o artigo 205 da Constituição Federal.

No lançamento do projeto, em 21 de novembro de 2018, 500 livros foram doados à escola municipal “Unidade Integrada Simar Pereira Pinto”, a primeira beneficiada. Antes da doação, foi feita uma campanha de arrecadação na comunidade e pontos para coleta foram instalados no fórum e em empresas parceiras do projeto.

O próprio juiz doou 500 obras literárias e 500 didáticas – novas e usadas – à UI Padre Edmilson de Sousa Freire, para formação de uma biblioteca que atende a 820 alunos do ensino fundamental menor (1ª a 5ª séries) e maior (6º ao 9º ano). A escola é a segunda beneficiada pelo projeto.

Prêmio Innovare

O projeto se tornou nacionalmente conhecido ao ser inscrito no 16º Prêmio Innovare 2019 – iniciativa que identifica, divulga e difunde práticas de tribunais, profissionais e operadores do Direito que contribuam para o aprimoramento da Justiça brasileira, notadamente na área dos direitos humanos. Depois de receber a visita de dois consultores, o Juiz Raphael Leite Guedes foi selecionado para concorrer na categoria juiz e disputa a premiação com outros 100 candidatos.  

Durante a estada em Buriticupu, os consultores Antônio Nery e Antônio Pontes de Aguiar Filho fizeram uma entrevista com o Magistrado e avaliaram a efetividade e o alcance social do projeto, além do potencial para ser replicado em nível nacional. As informações coletadas vão auxiliar os jurados na análise e escolha das práticas vencedoras.

O juiz disse estar satisfeito com a receptividade que o projeto obteve na comunidade e tem expectativa de ser premiado. “A visita dos consultores e a indicação de que o projeto tem capacidade para ser replicado em outras comarcas do país, com grande alcance, demonstram que temos grande chance de chegar às últimas fases do prêmio Innovare 2019”, avalia.

Perfil do magistrado

Raphael Leite Guedes é natural de Natal (RN). Ingressou no Curso de Direito da Universidade Potiguar do Rio Grande do Norte – UNP/RN em 2001, tendo concluído o bacharelado no final de 2005.

Exerceu as atribuições do cargo público de Assessor de Juiz do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte – TJRN, com atuação na 1ª Vara de Execução Fiscal Estadual e Matéria Tributária de Natal, e especializou-se em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Foi aprovado e nomeado para o cargo de Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, atuando nas varas Cível e Criminal e na Zona Eleitoral da Comarca de Irará/BA. Depois disso, foi aprovado em 5º lugar em concurso público e tomou posse no cargo de Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, para o qual foi nomeado em 2015.

Entrou em exercício e assumiu a titularidade da comarca de Pio XII em 2016. Removido por critério de merecimento, assumiu a titularidade da comarca de Bom Jardim, onde permaneceu até 2017, quando foi promovido pelo critério de antiguidade para a 1ª Vara da comarca de Buriticupu/MA, de entrância intermediária, ingressando no dia 7 de novembro de 2017.