A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) proibiu nessa sexta-feira (26) o corte de energia elétrica de famílias de baixa renda por falta de pagamento até 30 de junho. A medida foi adotada em razão da crise provocada pela segunda onda da pandemia da Covid-19.
Ao G1, a Equatorial
Energia, fornecedora de energia elétrica no Maranhão, informou que os
consumidores não irão precisar pedir a isenção do corte.
Serão
contemplados com a medida todos os clientes de baixa renda cadastrados como
Tarifa Social de Energia Elétrica. Ao todo, 900 mil pessoas serão beneficiadas.
A
Equatorial reforçou que aos demais clientes que não se enquadram nas regras,
devem realizar o pagamento do seu consumo para não gerar acúmulo de débitos.
O que é Tarifa
Social de Energia Elétrica?
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício concedido
pelo Governo Federal, que concede até 65% de desconto na tarifa de energia às
famílias brasileiras de baixa renda.
Qual o
critério de classificação para consumidores da Tarifa Social?
O consumidor ou algum membro da família precisa apresentar
alguns dos seguintes requisitos:
·
Estar inscrito no Cadastro
Único para Programas Social (cadÚnico), com renda familiar mensal per capita
menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
·
Receber o Benefício de
Prestação Continuada da Assistência Social (BPC)
·
Estar inscrito no Cadastro
Único com renda mensal de até três salários mínimos que tenha residente
portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou
terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou
instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia
elétrica;
Clientes residenciais
localizados em áreas indígenas ou quilombolas inscritas no cadÚnico, terão
direito a desconto de 100% para os primeiros 50 kWh/mês consumidos.
Como se
cadastrar?
Os cadastros para a Tarifa Social devem ser feitos em Centros de
Referência em Assistência Social (CRAS), com a documentação pessoal para ter
acesso ao Número de Identificação Social (NIS). Em seguida com o NIS ativo, o
consumidor deve procurar os canais de atendimento da Equatorial Maranhão para
aderir à tarifa.
Os
canais de atendimento da Equatorial Maranhão podem ser acessados pelo WhatsApp
(98) 2055-0116; pela central de atendimento no 116 ou pelo site
www.equatorialenergia.com.br. Os clientes também podem procurar os postos de
atendimento presenciais da companhia e acessar o APP Equatorial.
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