O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Antônio Pereira (DEM), protocolou requerimento verbal na sessão remota, nesta terça-feira (23), pedindo que o governador Flávio Dino e o secretário de Estado de saúde, Carlos Lula, determinem a instalação de um hospital de campanha no município de Montes Altos, no Sertão Maranhense.

Em sua fala, Antônio Pereira ressaltou que o hospital de campanha é extremamente necessário, para atender centenas de pessoas que estão sendo vítimas da Covid-19, em Montes Altos e outros seis municípios do Sertão Maranhense. “Conto com a sensibilidade do governador Flávio Dino e do secretário Carlos Lula, que sempre lutaram para combater a pandemia”, disse.

Para Antônio Pereira, o hospital de campanha deve ser em Montes Altos, onde já existe uma estrutura adequada que oferece os recursos necessários para receber a casa de saúde. “Em Imperatriz, o hospital de campanha, os hospitais regionais e a UPA da Bernardo Saião estão prestando um grande trabalho, mas operando em seu nível máximo de atendimento”, alerta.

APELOS

O democrata revelou que tem recebido muitos apelos de prefeitos e secretários municipais dos pequenos e médios municípios do Sertão Maranhense, que querem melhorar o atendimento à população. “Conversei com o secretário Carlos Lula. Ele disse que sabe dessa necessidade, mas alegou que os recursos são pequenos para atender mais esse pleito da população”, afirmou.

Antônio Pereira revelou saber que os recursos realmente estão poucos, mas estamos vivendo em momento de guerra, onde a Covid-19 mata milhares de pessoas diariamente. “Vão aumentar um pouco os custos, mas o que o governo vai gastar em Montes Altos economiza em Imperatriz, onde será descentralizado o atendimento aos pacientes da Covid-19”, assinalou.

Por fim, Antônio Pereira observou que por estar localizado a 66 quilômetros de Imperatriz, fica fácil abastecer o hospital de campanha de Montes Altos de insumos e pessoal qualificado para atender aos pacientes. “Conversei com o prefeito de Montes Altos, Domingos França, que colocou o hospital municipal à disposição para instalar o hospital de campanha”, concluiu.
(Assecom)