Pessoas qualificadas, aptas e com competência técnica para enfrentar os desafios da atualidade e se tornarem profissionais de sucesso. Com essa proposta a Alumar ofereceu, só neste ano, sete cursos técnicos de qualificação profissional, contribuindo para a formação e aperfeiçoamento de cerca de 230 pessoas, com um investimento de R$ 74 mil.
Os cursos foram viabilizados com o aporte financeiro da Alumar, além das parcerias com o Senai e o Consórcio Fidens/TDM. Com recursos próprios, a Companhia investiu nos cursos de Soldador de Eletrodo Revestido para as comunidades de Rio dos Cachorros, Taim e Porto Grande; Pedreiro de Alvenaria, destinado à comunidade Quebra Pote e Carpinteiro de Forma,
 beneficiando a Estiva, Vila Rica, Vila Samara, e Piçareira. A parceria com o Consórcio Fidesn/TDM viabilizou os cursos de Operador de Caminhão Basculante, para os jovens das comunidades de Pedrinhas, Vila Natal, Maruaí, Mangue Seco, Vila Cabral Miranda e o de Impermeabilização em Geossintético, dirigido às todas as comunidades vizinhas e colaboradores da obra das Área Resíduo de Bauxita (ARB). O curso de Impermeabilização em Geossintético surgiu em razão da demanda por mão de obra especializada, aplicada nas obras de engenharia do Consórcio e já está na sua quinta edição. O Senai colaborou com a Alumar nos cursos de Eletricista Predial, beneficiando às comunidades de Vila Cabral Miranda, Mangue Seco e Pedrinhas e Instalador Hidráulico, curso exclusivo para mulheres da comunidade de Ananandiba.
“Ao oferecer cursos voltados para a necessidade do mercado, a Alumar manteve a sua vocação natural de empreendedorismo aliado à convivência e ações colaborativas com as comunidades”, ressaltou a supervisora de Relações Comunitárias, Joana Burgos. 
Para Scheherazade Bastos, gerente do Centro de Educação Profissional e Tecnologia do Distrito Industrial, a parceria da Alumar tem sido fundamental para possibilitar o aprendizado técnico para jovens e adultos da região. “O trabalho que a Alumar vem realizando nas comunidades vizinhas à fábrica tem sido muito relevante, oportunizando a mudança de vida de muitas pessoas através da qualificação para o mundo do trabalho, semeando esperança em dias melhores.” 
 
A gerente de Relações Institucionais e Security, Dulcimar Soares, ressaltou o investimento social da Alumar em pessoas, em especial nas comunidades. “O nosso objetivo, ao longo deste ano, foi incentivar a qualificação dos jovens das comunidades, prepará-los tecnicamente, dando a eles a oportunidade de se apresentarem ao mercado numa faixa mais elevada de capacitação técnica".
 
Raquel de Jesus Botelho Povoas, formanda do curso de Impermeabilização em Geossintético, disse que acredita que esse curso abrirá novas oportunidades. “Somos cinco mulheres formando hoje e, para nós, foi tudo novo, algumas coisas que só homens que faziam e vimos que não é assim, que mulher também pode. Uma experiência muito válida, conheci muitas máquinas e adquirimos muito conhecimento”, finalizou. “Ter uma qualificação profissional é uma oportunidade real de construir um futuro melhor”, afirmou Janderson Rodrigues de Jesus, ao receber a certificação do curso de carpinteiro, junto com mais 22 jovens da comunidade Vila Rica. Ele reconheceu a iniciativa da Alumar ao investir, sobretudo, em cursos técnicos para os moradores das comunidades vizinhas da fábrica. “É como ver uma luz no fim do túnel. Aqui, temos muitos desafios para superar. É a distância, o custo de passagem de ônibus, do próprio curso. Enfim, ter uma empresa que nos possibilita um conhecimento, uma profissão, é bom demais”.  
 
Sobre a Alumar
 
O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.
O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI, (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.