A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) mais uma vez mostrou a força da sua presença nas redes sociais, no segundo ano da pandemia da Covid-19. Com a necessidade de manter a comunicação/interação com os seus diversos públicos, a instituição manteve o ritmo de crescimento, fechando o ano de 2021 com 10.903 menções ao nome da Defensoria maranhense nas principais plataformas digitais, especialmente no Instagram. Somado às mídias tradicionais, foram mais de 14.800 posts e inserções de janeiro a dezembro do ano passado, um número cerca de 60% maior que o observado em 2020.

Para o defensor-geral Alberto Bastos, com um trabalho contínuo, sério e articulado, a Defensoria conseguiu consolidar sua presença nas redes sociais, um caminho sem volta. Segundo ele, a estratégia se mostrou eficaz na potencialização de uma das funções institucionais e diretrizes de sua gestão: a educação em direitos.

“Antes mesmo da pandemia, a Defensoria já vinha investindo no digital. Com o impacto das ações de distanciamento social, intensificamos a elaboração de produtos para as principais plataformas, o que deu muito certo e hoje colhemos os frutos dessa transformação. Agora, não nos vemos mais fora desse ambiente. Mesmo que nem todos os nossos assistidos estejam nas redes, entendemos que munindo toda uma rede de formadores de opinião, nossa informação chegará cada vez mais longe, beneficiando quem mais precisa conhecer e acessar os seus direitos”, destacou.

E em razão dessa intensa movimentação, iniciada em junho de 2018, o perfil da Defensoria no Instagram saltou de cerca de 4 mil, para os seus atuais 37.637 seguidores, conforme levantamento feito na segunda-feira, 17 de janeiro.

Conforme levantamento de empresa especializada, a Defensoria, em 2020, contabilizou 6.215 posts e menções nas redes sociais, 4.688 menos registros que em 2021. Depois das redes, o segundo melhor desempenho ficou com os blogs e sites, onde a Defensoria apareceu 2.199 vezes em 2021. Na sequência, aparece a TV, que fechou o ano passado com mais de 670 menções à DPE/MA. O trabalho da instituição também foi destaque na mídia impressa, com 613 matérias publicadas. E ainda foram contabilizadas mais de 430 menções na rádio.
Para este ano, a Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública já faz planos para lançar novos projetos, redesenhar outros e manter o que vem dando certo. A coordenadora da Ascom, a jornalista Socorro Boaes, adiantou que a equipe trabalha atualmente na produção de um podcast, formato que vem sendo bastante utilizado atualmente pela comodidade e o acesso fácil à informação.

“Essa é uma área muito dinâmica, que precisamos avaliar periodicamente na intenção de fazer os ajustes necessários. Mas temos a certeza de que buscamos o caminho certo ao investir na divulgação tanto no digital como nas mídias tradicionais, levando informações sobre direitos e também sobre o nosso atendimento, o que garantiu uma certa normalidade, nesses tempos de pandemia, na oferta de serviços e na garantia de cidadania a milhares de maranhenses”, assinalou Socorro Boaes.