Foi realizado neste domingo, 01 de outubro, o processo de escolha dos conselheiros tutelares em todo país para os próximos quatro anos. 
Em Buriticupu concorreram 18 candidatos. A novidade dessa vez foi a realização da eleição através de urnas eletrônicas, que foram concentradas em 14 (quatorze) locais de votação, na sede do município e principais povoados. 
A organização  do processo de escolha ficou por conta do CMDCA com a fiscalização do Ministério Público, através do Dr. José Frazão Sá Menezes Neto.

Houve massiva participação da população, que compareceu às urnas formando até grandes filas em alguns locais.
Após o encerramento da votação foi realizada a apuração no ginásio da Escola Dr. Fernando Castro, garantindo-se a transparência e publicidade do resultado com a presença da população e de candidatos.

A eleição em números: tiveram 4310 votos válidos; 57 votos nulos e 06 votos em branco.
O resultado apontou como cinco primeiros colocados: Marinalva, com 608 votos; Josimar, 558 votos; Naiara 492 votos; Denílson 392 votos; Antônio Carlos (Edilson) 359 votos. Sendo que os três primeiros já exercem atualmente o cargo de conselheiros tutelares.
Publicado o resultado, nos próximos dias a comissão especial do CMDCA deverá julgar as impugnações e eventuais recursos.