A convite da Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado, entidades participantes do Fórum de Políticas Públicas de Buriticupu, participaram nesta quarta-feira, dia 26.02.2014 de uma Audiência Pública no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Na ocasião, houve um intenso debate sobre a importância da ampliação dos Núcleos da Defensoria Pública para garantia dos direitos, sobretudo das pessoas mais pobres que não possuem condições econômicas de pagar pelos serviços de um Advogado. Segundo relato das autoridades, há urgência na resolução deste problema se dá pelo fato de que atualmente mais de (74%) dos municípios do Brasil não é coberto pelo serviços da Defensoria Pública o que acaba gerando um colapso no sistema judiciário porque a falta deste serviço, além de representar uma violação aos direitos dos cidadãos(ãs), também sobrecarrega ainda mais a demanda de trabalho dos promotores e dos juízes.
 
 A fim de assegurar a implantação de um Núcleo da Defensoria Pública em Buriticupu, as entidades participantes do Fórum de Políticas Públicas participaram ativamente do debate e deixaram bem claro para as autoridades que a população buriticupuense EXIGE a implantação de um Núcleo da Defensoria Pública que neste caso, já foi cobrado judicialmente através Ministério Público Estadual em 2013, porém até hoje nunca foi efetivamente realizado.

Representantes das entidades do Fórum de Políticas Públicas de Buriticupu que estavam presente na Audiência Pública: SINDSEB, STTR, Fóruns e Redes de Cidadania, IFMA, Movimento Estudantil, Pastoral da Crianças, Gestão Públicas do IFMA e Prefeitura de Buriticupu.

Parabéns aos guerreiros e guerreiras que se esforçaram para dá voz ao povo de Buriticupu num momento tão importante em que a participação da sociedade civil organizada é FUNDAMENTAL para garantir os direitos que, neste caso, é a implantação do Núcleo da Defensoria Pública em nossa cidade.

A Caravana de Buriticupu levou um a baixo assinado para autoridades da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Tribunal de Justiça. No documentos que foi assinado por representantes de várias entidades, o Fórum de Políticas Públicas de Buriticupu EXIGE a implantação do Núcleo da Defensoria Pública no município além de um Promotor e Juiz exclusivo para atender a demanda local.




"O Fórum de Políticas Públicas de Buriticupu, agradece ao IFMA Campus Buriticupu e a Prefeitura Municipal de Buriticupu por ter viabilizado o transporte e o combustível sem os quais não teríamos como ter participado deste evento"