Lançamento ocorreu em comunidades de Bom Jesus das Selvas, Buriticupu e Itinga do Maranhão

O programa Negócio Certo Rural (NCR) foi lançado oficialmente na região de Açailândia em solenidade realizada nos dias 26 e 27 de março, apresentando a série de capacitações que são fruto de parceria entre o Sebrae e o Senar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

O NCR busca proporcionar, aos participantes, noções de como administrar de sua pequena propriedade rural tornando-o um negócio lucrativo. O lançamento do programa aconteceu em comunidades rurais de Bom Jesus das Selvas, Buriticupu e Itinga onde estiveram presentes representantes do Sebrae em Açailândia, do Senar e das prefeituras municipais.

Durante a programação, foi apresentado, aos produtores, os objetivos do curso e toda a programação, assim como o cronograma de estudos ao longo dos encontros que acontecerão a cada 15 dias. O curso será dividido entre aulas teóricas e consultorias que terão o objetivo de orientar os produtores dentro da sua própria propriedade.

De acordo com o gerente técnico do Senar, Carlos Feitosa, a atividade rural de hoje em dia exige atualização por parte dos produtores rurais, pois não compensa mais trabalhar somente com a “força do braço”, acredita. “É preciso que eles entendam que sua propriedade é uma fonte de renda com grande potencial. Se o produtor não se planejar para calcular e utilizar equipamentos modernos, ele continuará produzindo apenas alimentos para sua subsistência. Eles precisam utilizar a tecnologia que existe a seu favor”, ponderou.

O analista técnico do Sebrae em Açailândia, Wamberg Amaral, ressaltou a importância de capacitações como essa, que enriquecem a comunidade local. “Um programa como esse representa a chegada de mais conhecimento e melhorias de vida para as comunidades rurais da região e o Sebrae se preocupa com isso e por isso realiza essa parceria com o Senar”, declarou.

Neste primeiro momento serão oferecidas 30 vagas para cada turma. Em Bom Jesus das Selvas o curso será realizado na Comunidade São Raimundo, em Buriticupu na Comunidade Km 410 e em Itinga em comunidades variadas.