Do G1 MA
No próximo dia 19 de dezembro vai ser realizada, nas dependências do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE), no bairro da Areinha, em São Luís, a diplomação dos candidatos eleitos no pleito deste ano. A sessão solene será autenticada após o TRE julgar todas as contas das campanhas de cada candidato.
Sobre o resultado das contas, o órgão realizou na tarde desta quarta-feira (15), a aprovação do parecer da Comissão Apuradora relacionada aos candidatos que estiveram presente no primeiro turno das eleições. A medida homologa o resultado do pleito para declarar eleitos aqueles que constam no relatório.
No entanto, a medida não é considerada fator determinante para que os eleitos possam ser diplomados, pois existem recursos já inseridos, antes do processo eleitoral, que diz respeito a registros de candidaturas tramitando há algum tempo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O relatório geral da totalização das eleições 2014 do 1º turno foi apresentado pela Comissão a partir da zero hora e seis minutos do dia 6 de outubro, e não houve intervenção de qualquer natureza que pudesse caracterizar uma reclamação.
Após a conclusão final do processo da Comissão Apuradora cópias do relatório sobre a ficha de cada candidato eleito será repassada ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa do Maranhão.Do G1 MA