O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Buriticupu, (SINDSEB) e o Sindicato dos Professores da Rede Municipal, (SINTEB), promoveram neste dia (27/02) na Câmara Municipal de Buriticupu, uma grande audiência pública cujo tema foi o Plano de Carreira dos Trabalhadores da Rede Municipal.

 Além do Prefeito e do seu secretariado, os organizadores também convidaram a Promotora, o Juiz e os Vereadores, porém as únicas autoridades públicas que se fizeram presente foram os vereadores, (Cleber Flor(PR) e Peixoto(PMN).

A Secretária de Administração (Maria José), foi à única que justificou a ausência por meio de uma nota enviada a Sindicato, as demais autoridades locais não se deram ao trabalho nem de justificar ou agradecer o convite. Tal fato, foi amplamente comentado pelos trabalhadores durante a reunião, pois como bem disse o presidente do SINDSEB, a tendência daqui pra frente é “eles” (se referindo aos políticos), precisaram cada vez mais de nós, por isso não vamos esquecer nas próximas eleições quem honrou os compromissos com os trabalhadores.

Outro momento marcante da reunião foi quando o presidente do SINDSEB fez a seguinte pergunta aos trabalhadores: QUEM APOIA E LUTA PELO PLANO DE CARREIRA?
"Todos levantaram as mãos e disseram: eu quero o plano de carreira".

Depois que perguntou se havia alguém no local para representar o prefeito ou alguns dos seus secretários, o presidente o SINDSEB fez questão de ressaltar que a ausência de representantes do governo só confirma a falta de respeito dos atuais gestores com a classe trabalhadora. Jamerson também afirmou que, embora o governo se mostre indiferente as manifestações dos trabalhadores, o maior desafio das categorias é convencer outros trabalhadores a entrarem na luta, pois ao passo que mais pessoas começarem a questionar o governo sobre o plano de carreira a tendência é o gestor tornar este assunto uma prioridade, pois no atual contexto, somente o grande apoio popular pode levantar a moral deste governo, cuja característica mais marcante são as brigas internas motivadas pelas chantagens dos próprios aliados na disputa por cargos, fato que tem causado a fragmentação da base aliada e a absoluta certeza de que a atual gestão pública municipal continua sendo tratada como um balcão de negócios privados.


O Sr. Aldeci (Pres. Do SINTEB) e o Sr. Erionilton, representante dos Agentes Comunitários de Saúde, (ACS), também ressaltaram a importância da profissionalização da união e da organização dos trabalhadores para consolidar as conquistas.

Segundo Erionilton, os (ACS), só conseguiram algumas vitórias quando se mobilizaram em torno de uma ação conjunta e radical, como da vez em que ameaçaram não entregar a produção enquanto o prefeito não garantisse o pagamento do quinquênio.

 Além de responder aos questionamentos de alguns professores, Aldeci (SINTEB) também ressaltou a importância dos trabalhadores cobrarem a realização de um curso público, pois somente com o fim dos contratos teremos mais chances de unir os trabalhadores.