Buscando contribuir com resgate da história de Buriticupu, o Médico e Professor da UFMA, Dr. Antonio Rafael da Silva lançou no dia 27 de fevereiro o livro A COLONIZAÇÃO AGRÍCOLA DE BURITICUPU: contada por quem a viveu. O livro é interessante desde a sua capa, pois ilustra muito bem a cara da antiga colonização, com casas de pau a pique e com pisos de chão batido. Ainda na capa pode ser visto os colonos pioneiros ao lado do bosque maracajá, num reencontro emocionante.

O lançamento foi realizada na Escola Unidade Integrada Simar Pinto, e contou com a participação de boa parte dos colonos pioneiros, que tiveram a oportunidade para se pronunciarem.

 O escritor Isaias Neres Aguiar, que também escreveu sobre a história de Buriticupu esteve presente no evento. Segundo Isaias, a obra é um verdadeiro passeio na história, que serve para relembrar quem a viveu e para informar os demais leitores. Repassando na memória toda aquela odisséia representada pela luta diuturna e firme de todos os colonizadores.


                                     Dr. Rafael

Desde quando iniciou a implantação do Projeto Pioneiro de Colonização de Buriticupu, já se podia contar com a valiosa contribuição de um dedicado cientista chamado Antonio Rafael da Silva. Nascido aos 24 de Outubro de 1939 no município de Arari-MA. Formou-se em médico pela Faculdade Nacional de Medicina do Brasil no Rio de Janeiro graduando-se em medicina pela UFMA 1968, Mestre pela UFRJ 1975 e Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1985. Naquele período em que o professor Rafael concluía mestrado no Rio de Janeiro, já demonstrava um enorme apego à Buriticupu, defendendo a tese “Malária: Estudo clínico e epidemiológico no Projeto Pioneiro de Colonização de Buriticupu”. 

Em 1969, o Dr. Rafael iniciava seus trabalhos na UFMA, como professor, pesquisador, e como Médico no Hospital Universitário Presidente Dutra, atuando nas áreas de clinica médica, doenças infecciosas e parasitárias. 


Profundo estudioso das doenças tropicais e sendo exatamente este o maior problema que afligia os moradores do novo projeto de colonização de Buriticupu, Dr. Antonio Rafael, juntamente com a sua competente equipe resolvem encarar o problema, passando a desenvolver: pesquisas, prevenções e tratamentos das doenças tropicais da região de Buriticupu, desde então, esse admirável homem dava tudo de si em prol de uma
vida mais saudável para aqueles humildes colonos e, de maneira incansável, apresentou auspiciosos resultados na área da saúde, no Projeto de Colonização. 

Sempre teve o reconhecimento da população como um grande colaborador para o desenvolvimento do município. No entanto, só após trinta anos de relevantes serviços prestados, obteve reconhecimento oficial de seu trabalho.

 Um parlamentar municipal, o petista - Raimundo França Cruz, teve a ideia de entregar a essa figura emérita - Dr. Antonio Rafael da Silva, o título de Cidadão Buriticupuense. A proposta havia sido previamente aprovada pelos demais vereadores, de modo que, às dezoito horas do dia 14 de agosto 2003, numa solenidade solene da Câmara Municipal na Escola Simar Pereira Pinto, era entregue o título de cidadão Buriticupuense ao Dr. Antonio Rafael da Silva.