PSF 5
O Cirurgião Dentista Dr. Werick denuncia o estado de abandono em que se encontra o consultório odontológico  da unidade de saúde Caeminha, onde  trabalha na Cidade de Buriticupu-MA 420km de são Luis.
As fotografias, feitas pelo Cirurgião mostra com   detalhes a situação  do ambiente em que profissionais e pacientes são obrigados a conviver, sem ao menos ter o direito de reclamar.
“Nos últimos dias, muita gente tem me perguntado como eu tenho aguentado atender no consultório odontológico  da unidade da Caeminha, pois o fedor do mofo que proliferou nas paredes é insuportável, e impregnou em tudo nesse ambiente, inclusive nas máscaras que usamos, causando irritação na nossa garganta e nariz.
Sei que tenho o direito de me recusar a atender nessas condições, respaldado pelo código de ética que rege a minha profissão, a saber: Capítulo II, Art. 5º, Inciso IV que diz que o Cirurgião Dentista tem o direito de “recusar-se a exercer a profissão em âmbito público  ou privado onde as condições de trabalho, não sejam dignas, seguras e salubres”, como é o caso, conforme demonstram as fotos.
PSF 3Contudo, todo profissional da saúde que atende no serviço público tem consciência da realidade das pessoas carentes que realmente precisam desse serviço, afinal só quem já sofreu com uma dor de dente, sabe que se trata de uma das piores dores que o ser humano pode sofrer.
Essas pessoas que procuram por uma ficha de atendimento, vão para frente dos postos de saúde de madrugada, isso por serem pessoas carentes e não terem outra opção. Com tudo, o benefício para essas pessoas ainda é maior que o infortúnio de ser atendido em um consultório nas condições demonstradas através das fotografias.
Entendo que o maior prejudicado acaba sendo o dentista que tem que atender a todos, respirando nesse ambiente insalubre, juntamente com a sua auxiliar. É preciso que fique claro que ao denunciarmos esta situação, não há nenhum interesse político, pois é sempre esse tipo de argumento primário e patético que os políticos ou seus defensores usam diante das críticas, até porque sou de São Luís, não tenho parentes em Buriticupu, e sou funcionário concursado.
PSF 6Meu contato com o gestor anterior foi muito restrito, e com o atual o contato é zero, simplesmente porque em 02 anos de gestão o mesmo nunca fez nenhuma reunião com a classe dos cirurgiões dentistas, fato que por se só já demonstra a falta de preocupação com o setor.
Entretanto, é necessário que seja dito que houve um erro de gestão na escolha da casa onde funciona atualmente a unidade de saúde Caeminha, que a meu ver está muito mais para unidade de doença, do que de saúde, e isso qualquer pessoa pode constatar só em olhar para essa casa.
Mudar é necessário, mas mudar pra pior é incompetência, afinal a casa em que a unidade funcionava na gestão anterior era melhor, verdade seja dita. E embora estejam sendo construídas unidades novas, isso não apaga o fato de que a unidade vem funcionando a dois anos nessas condições, e tudo isso por um erro de gestão”, disse o Cirurgião Dentista Werick Morais.
 o blog Jó  Fernandes esteve com o secretario interino de saúde   Elias Rocha ontem(15) que garantiu suspender  o atendimento e resolver o problema imediatamente,passados 24 hrs e nada foi feito,tudo continua da mesma forma.
PSF 1