Em agosto de 1972, chegavam em Buriticupu os primeiros colonos nessa Terra até então desconhecida. Nesse grupo estavam alguns missionários que aqui iniciaram uma vida de comunidade, onde celebravam a Palavra de Deus e rezavam o Santo Terço. Depois, se formaram outras comunidades, tendo como Igreja mãe, a Paróquia Santa Luzia, em Santa Luzia do Tide-MA.

Buriticupu, cresceu, e a Igreja cresceu. Se multiplicaram as comunidades, por isso, Dom Adalberto, então bispo da Diocese de Viana, resolveu criar a Paróquia de Santa Rita de Cássia de Buriticupu, com co-padroeiro São Francisco de Assis. Isso se deu em 22 de maio de 1990, sendo o primeiro pároco o padre Francisco Afonso.

Passaram 25 anos dessa história. História marcada de lutas, quedas, esperança, perseverança e muitas bênçãos do Senhor nosso Deus. Uma Igreja formada por lideranças, missionários e missionárias que com ardor e coragem fizeram e fazem a Igreja Católica presente em todos os bairros e povoados de Buriticupu-MA.

Para celebrar esses 25 anos de história e 43 anos de evangelização, está sendo preparada uma grande festa. Desde o dia 22 de abril estão acontecendo celebração de louvor e adoração em todas as comunidades. E para encerrar, no dia 22 de maio, um grande Evangelizashow com Diego Fernandes e banda, um dos maiores cantores e compositores da música cristã no Brasil.


Convidamos a todos a se alegrarem com nossa família católica. Venha você e sua família celebrar conosco dia 22 de maio, às 18:00h Santa Missa seguida de muita festa, louvor, adoração ao nosso Deus que fez essa história acontecer e que fará muito mais em nossas vidas.
Deus abençoe a todos.
Padre Isaac Góis da Silva.