Os policiais civis de todo o Estado do Maranhão passaram a ter direito a uma gratificação de natureza técnica em virtude do curso superior exigido para o cargo de policial civil no Estado. 

Os Policiais civis já ganharam a ação em todas as esferas judiciais e o Estado perdeu o prazo para recurso. Mesmo assim o governo não se manifesta, não diz nada, enquanto o sindicato dos policiais civis só aumenta a expectativa de vários policiais que clamam apenas pelo cumprimento da sentença do tribunal de justiça, dando aos Policiais civis o direito de receber a gratificação. 

O que a maioria dos policiais percebe é que o sindicato ultimamente não tem correspondido às expectativas, pois no mínimo um indicativo de greve seria o mais plausível diante de um governo que vai á televisão em rede nacional dizer que cumpre ordem judicial e por que então não cumpre com a sentença que dá a Gratificação de Natureza Técnica aos policiais? Já na próxima semana poderá ocorrer uma das maiores greves já realizadas pela Polícia Civil, movimento esse encabeçado por policiais que não são da diretoria do sindicato, pois para alguns policiais o sindicato que deveria ser o primeiro a tomar a frente encontra-se inerte diante dos anseios de toda a classe.

 Vários policiais de todo o interior do Estado irão à sede do sindicato perguntar o porquê de tanta inércia, há inclusive relatos de que o sindicato já esteja com as desculpas no ponto de apresentar à categoria. O fato é que uma greve sem precedentes se aproxima, prejudicando assim a população que precisa dos serviços da polícia civil.