Posse3Na última sexta-feira (19) os integrantes do Colégio de Dirigentes do IFMA (COLDIR) se reuniram no auditório do campus Buriticupu para discutir algumas pautas de relevância para o servidor do IFMA. Foram elas: apreciação pela secretaria da Ata da 50ª Reunião Ordinária; apresentação do plano de ação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do campus Buriticupu; apresentação do sistema eletrônico de controle de assiduidade dos servidores e da proposta de material funcional. Na ocasião houve a reinauguração do campus Buriticupu e a posse dos diretores eleitos dos campi de Açailândia, Alcântara e Imperatriz.


O plano de ação do PDI do campus de Buriticupu foi apresentado pelo diretor de planejamento e gestão, Joildo Oliveira. O plano se estabelece em 14 perspectivas divididas em objetivos, indicadores e metas. “Esse trabalho é fruto de uma produção coletiva. Temos que conhecer a realidade do PDI para entendermos a nossa instituição. Hoje, por exemplo, trabalhamos muito com sistemas de convênios com as prefeituras das redondezas”, explicou Joildo.


Posse4A proposta de material funcional se refere à identificação do servidor. A sugestão é que seja feita uma carteira de identificação funcional (CIF) com dados atualizados e foto do servidor. Para isso, é necessário que haja a sincronização das atualizações do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) e do Sistema Unificado de Administração Pública (Suape), além de um equipamento para coleta de assinaturas digitais. Para a aquisição deste equipamento, a ideia é realizar uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (MA).


Açailândia, Alcântara e Imperatriz já têm novos diretores gerais


Posse2E para encerrar o processo eleitoral dos novos diretores dos campi Açailândia, Alcântara e Imperatriz, realizado no dia 2 de junho, houve a solenidade de posse dos eleitos durante a reunião do Coldir. Na cerimônia houve a formação de mesa com os diretores eleitos José Werbert Ferreira Silva (Açailândia), Edalton dos Reis silva (Alcântara) e Saulo Cardoso (Imperatriz); o pró-reitor de Planejamento e Administração, Carlos César Teixeira; e o reitor do IFMA, Roberto Brandão.


O novo diretor do campus Açailândia, José Werbert Ferreira Silva, declarou que deseja fortalecer a esperança da comunidade em sua gestão. “Essa posse representa o processo democrático de direito e nos traz um desafio de representar a unidade de Açailândia. Queremos que o nosso campus se torne cada vez mais presente, fortalecido e, acima de tudo, assuma o seu papel de ser um grande propulsor de educação e tecnologia, possibilitando trazer cidadania para o nosso município”, afirmou.


PosseJá o diretor eleito do campus Alcântara, Edalton dos Reis Silva, declarou o desejo de ver o seu campus crescer. “Esse é um momento histórico para o campus Alcântara, pois é a primeira vez que há eleições em nosso campus. Essa posse é o coroamento de um momento democrático. Nosso maior desafio a partir de agora será o de fortalecer a identidade do nosso campus dentro da comunidade e continuar trabalhando para melhorar a qualidade do ensino”, enfatizou o novo diretor.


E, para assumir a direção do campus Imperatriz, Saulo Cardoso, sinalizou mudanças positivas para o campus. “Vencida a eleição, o momento agora é de trabalho. Devemos, portanto, definir um plano de ação para avaliar as demandas do campus. Nosso foco é o ensino, a pesquisa e a extensão, mas, claro, temos as nossas demandas estruturais. Por isso, o objetivo agora é ver nossas prioridades. Eu espero poder somar forças para poder girar essa engrenagem que é o Instituto”, declarou.


O pró-reitor de Planejamento e Administração, Carlos César Teixeira, parabenizou os novos diretores, desejando-lhes boas-vindas. “Essa é a festa da democracia do IFMA. E o ápice é esse momento de posse. Em nome de todos os pró-reitores quero acolher vocês para dar continuidade aos nossos trabalhos”, desejou Carlos César. O reitor do IFMA, Roberto Brandão, finalizou a cerimônia saudando os três novos diretores. “Vocês estão chegando para nos ajudar e dar continuidade aos nossos projetos. Desejamos avançar em nossas ações e a chegada de novos diretores ajuda muito. Queremos desenvolver a nossa instituição e vocês são peças-chave desse processo”, afirmou o reitor.


Em Açailândia, José Werbet Ferreira da Silva foi eleito com 57,01% dos votos. No campus Alcântara, a vitória foi conquistada por Edalton dos Reis Silva, com 36,34% dos votos. Em Imperatriz, Saulo Cardoso, tornou-se diretor com 38,59% dos votos. A duração dos mandatos dos diretores gerais eleitos será até 11 de setembro de 2016 para que haja coincidência com o mandato de reitor do IFMA.
Por Andréia Lima. Fotos: Jo Fernandes