Foi realizada  hoje(02) uma audiência pública na Câmara de Vereadores do município de Buriticupu-MA, com o objetivo de debater questões relacionadas à segurança do município.
Participaram da audiência, o secretário estadual de segurança pública, Jefferson Portela, Lawrece Melo Pereira delegado geral adjunto da policia civil do maranhão, Coronel Alves comandante geral da policia militar do Maranhão; Prefeito Jose Gomes Rodrigues(PMDB), Deputada Estadual Francisca Primo(PT); Igor secretario adjunto dos direitos humanos, Rodrigo Alonso delegado de policia de Buriticupu; Capitão Cesar comandante da policia militar em Buriticupu; Dr. João vice prefeito; Ely Josélio(PMDB) presidente da câmara, e vereadores Cleber Flor(PR), Gomes Filho(PMDB), Leolando(PMN), Evaristo(PROS), Raimundo Filho(PMDB), Junior(PT), Peixoto(PMN), Abimael(PDT),
Erondino(PDT), Pipoca(sem partido), Ceci(PSD), Careca(PSD), secretarias Maria Jose, Joelda, e Betel, e demais autoridades.
  
Todos os presentes tiveram direito à palavra, e as autoridades escutaram os problemas que foram apresentados.

 O tráfico de drogas, o contingente policial e a estrutura física do sistema de segurança na região foram umas das problemáticas expostas pela população.

 Na ocasião, foram propostas ações para melhorar o policiamento e a situação do  trânsito do município.

A audiência pública foi motivada pelo poder legislativo local, após uma visita dos vereadores a secretaria em São Luis no dia 11 de maio.

Ficou acordado com o secretario Jefferson Portela, algumas ações que vão  ser cumpridas imediatamente como a vinda de um delegado adjunto, por tanto Buriticupu passara a ter 2 delegados,  e  no máximo até janeiro de 2016 a delegacia de  Buriticupu passara a ser regional, a reativação do conselho de segurança publica do município de Buriticupu, Jefferson  garantiu também que vai pedir ao superintendente da PRF que é maranhense e seu amigo, o retorno do posto da policia rodoviária para BR 222 nas proximidade da Cidade, entre outras ações que a população vai ver na pratica nos próximos dias.

 Verificou a necessidade de dividir essa responsabilidade com as demais autoridades competentes, a fim de obter resultados efetivos.

O delegado geral adjunto, Lawrence Pereira, destacou que a Polícia Civil vai estar liberada para exercer seu papel institucional e constitucional, que é o de promover a investigação criminal de todos os delitos acontecidos dentro do município de Buriticupu, e dessa forma melhorar e aprimorar a produção do inquérito policial que chega ao poder judiciário. frisou o delegado geral adjunto.

A prefeitura de Buriticupu-MA também se comprometeu em melhorar a iluminação publica, firmar parceria com o Estado para  melhorar o trânsito do município.