Foram empossados na sexta-feira, 14, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, realizada no Hotel Pestana, 25 novos promotores de justiça substitutos que passam a integrar os quadros do Ministério Público do Maranhão. Eles disputaram as vagas com mais de 1.500 inscritos no concurso para ingresso na carreira, iniciado em 2013 e concluído em 2014.

Da solenidade, que foi presidida pela procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, participaram membros do Ministério Público, familiares dos empossados e convidados.


Como parte do protocolo cerimonial, a procuradora de justiça Rita de Cássia Maia Baptista fez a leitura do termo de posse; a empossanda Ariadne Dantas Menezes prestou juramento e, por fim, os novos promotores assinaram o termo de posse e receberam o ato de nomeação das mãos da procuradora-geral.

Ariadne Dantas Menezes também fez o discurso em nome dos seus pares. Agradeceu aos familiares; destacou que a posse não é a realização de um sonho, mas o início dele; falou das dificuldades para chegar até esse momento e revelou o que a sociedade maranhense deve aguardar de todos no exercício de suas funções institucionais.

 "Que sejamos, para eles, a esperança de um futuro próspero e possível. Sejamos promotores da igualdade, da cidadania. Promotores do respeito, da diversidade. Promotores da justiça. Promotores de Justiça".

"SAIR DOS GABINETES"

Presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem), José Augusto Cutrim Gomes parabenizou os colegas, sugeriu que, no desempenho de suas funções, não fiquem trancados apenas em seus gabinetes e busquem conhecer de perto as reais demandas da população.

 "Não podemos esquecer que somos, todos, servidores públicos. Vamos ao encontro daqueles que têm fome e sede de justiça, sem qualquer traço de preconceito", enfatizou.
Cutrim chamou a atenção para o fato de que, embora ainda existam dificuldades, o Ministério Público do Maranhão avançou muito nos últimos anos e tem garantido condições dignas de trabalho para seus membros e servidores. Ele parabenizou a procuradora-geral pelas conquistas obtidas em sua gestão.

A recomendação para que os promotores de justiça empossados dialoguem com a comunidade e saiam dos gabinetes também esteve presente na saudação do corregedor-geral do MPMA, Suvamy Vivekananda Meireles.

 "Examinem a realidade social da comarca onde irão atuar. Não se tranquem nos seus gabinetes, porque será à porta deles que o cidadão irá bater em busca de soluções para as mazelas que os afligem", orientou.

O corregedor encerrou sua fala colocando-se à disposição, juntamente com os promotores-corregedores e servidores, para orientar e apoiar os colegas, "sem deixar de exercer o papel correicional".

EXPECTATIVAS

Ao saudar os novos membros da instituição, Regina Rocha destacou o significado de ser parte do Ministério Público, acentuando o compromisso com as transformações sociais; revelou que muitas vezes os integrantes sofrem incompreensões (sobretudo daqueles que não aceitam que seus desejos pessoais possam ser contrariados); e falou de sua expectativa em relação a atuação eficiente e próxima da população, especialmente entre os mais carentes.

"É imensurável a expectativa existente nos mais diversos rincões do Estado, muitos já clamam há algum tempo pela presença constante de um membro do Ministério Público, por isso, lutamos muito para a realização do concurso", afirmou.

Finalizou, fazendo uma conclamação aos novos colegas: "Façam jus a tamanhas expectativas, se possível, superem-nas, porque assim não só apenas os seus nomes serão honrados, como o Ministério Público crescerá muito mais no seio da sociedade, que já deposita nele irrestritas esperanças".


OS EMPOSSADOS

Foram empossados como promotores de justiça substitutos Ariadne Dantas Meneses, Ariano Tercio Silva de Aguiar, Raphaell Bruno Aragão Pereira de Oliveira, Gabriele Gadelha Barboza de Almeida, Leonardo Soares Bezerra, Saulo Rezende Moreira, André dos Santos Canto, Rodrigo Zoauin da Silva, Diógenes Portela Saboia Soares Torres, Marco Túlio Rodrigues Lopes, Carlos Allan da Costa Siqueira, Elano Aragão Pereira, Tiago Carvalho Rohrr, Paula Gama Cortez, Thiago Lima Aguiar, Adoniran Souza Guimarães, Anne Caroline Fernandes Duarte, Fábio Santos de Oliveira, Xilon de Souza Júnior, Alexandre Sabino Meira, Huggo Alves Albarelli Ferreira, Rogernilson Ericeira Chaves, Rodrigo Freire Wiltshire de Carvalho, Nara Thamyres Brito Guimarães e Lindomar Luiz Della Libera.

MESA SOLENE

A mesa da solenidade de posse foi composta, além da procuradora-geral e do corregedor-geral do MPMA, pelos procuradores de justiça Francisco das Chagas Barros de Souza (subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos), Terezinha Guerreiro (subprocuradora-geral para Assuntos Administrativos), Mariléa Campos dos Santos Costa (ouvidora-geral do MPMA); pelos promotores de justiça José Augusto Cutrim Gomes (presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão) e Ana Teresa Silva de Freitas (diretora da Escola Superior do Ministério Público); deputado Roberto Costa (representando a Assembleia Legislativa); Mariana Albano (defensora-geral do Estado) e Francisco Alves (chefe da Controladoria Geral da União no Maranhão).


Redação e fotos: José Luís Diniz (CCOM-MPMA)