Essa é de lascar, o secretário de saúde e o presidente do conselho de saúde a mando do prefeito de Buriticupu-MA, José Gomes(PMDB) fechou as portas do prédio onde funcionava o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Segundo fonte do blog Jo Fernandes, na sexta-feira(31) foi retirado as mobilhas do prédio sem sequer enviar um oficio informando os profissionais que lá trabalhavam e informando também a população usuária do serviço público.

 “Simplesmente o presidente do conselho de saúde acompanhado de 2 pessoas chegaram, pararam o carro da secretaria, jogaram as coisas em cima do carro, levaram e jogaram em uma salinha do posto de saúde centro Terra Bela, não se deram nem ao trabalho de nos avisar onde seríamos lotados”, disse um funcionário que por medo de retaliação do prefeito não quis se identificar. 

“Isso é humilhante, deprimente, tratar a população usuária com tamanho descaso, e profissionais que dedica sua vida a cuidar da saúde do povo em um programa tão importante, programa esse que já foi premiado no Estado por um excelente trabalho”. Desabafou uma funcionária.

O NASF foi implantado em Buriticupu-MA junho de 2011 na gestão da então secretária de saúde Bernadete e ampliado na gestão do secretário Cléber Flor.

Responsável por desenvolver as atividades físicas no final de tarde em frente à praça da prefeitura, “isso já faz tempo que acabou” segundo informações o prefeito não teria pago o profissional de educação física.

O blog se coloca à disposição do secretário Elias Rocha e do presidente do conselho de saúde Francisco Carlos para que eles se manifestasse sobre o assunto. 

 

Entenda o que “NASF”  


 

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. 

Atualmente regulamentados pela 
Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde. 

Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde. 

Com a publicação da 
Portaria 3.124, de 28 de dezembro de 2012, o Ministério da Saúde criou uma terceira modalidade de conformação de equipe: o NASF 3, abrindo a possibilidade de qualquer município do Brasil faça implantação de equipes NASF, desde que tenha ao menos uma equipe de Saúde da Família. 

 As modalidades de NASF hoje estão assim definidas: 
(Continue lendo).