Para dar mais celeridade ao grande número de processos judiciais em tramitação na comarca e ser um instrumento de solução de conflitos por vias extrajudiciais, cooperando para a construção de uma cultura de paz na região, a Defensoria Pública do Estado (DPE) inaugurou nesta quarta-feira (18), o núcleo regional da instituição em Buriticupu-MA Região Oeste do Estado.

 A defensora geral do Estado Mariana Albano de Almeida, que presidiu a solenidade de inauguração, destacou que a administração vem trabalhando com afinco para que a Emenda Constitucional 80, que fixou o prazo de oito anos para que União, Estados e Distrito Federal dotem todas as comarcas de unidades da Defensoria seja cumprida.

  “O Estado tem 216 comarcas e hoje, estamos em apenas 32 delas, sendo que 26 foram instaladas nos últimos cinco anos. Mesmo com um orçamento limitado, estamos avançando na nossa meta de levar os serviços da Defensoria a todas as comarcas Maranhenses, ampliando o acesso da população à Justiça e contribuindo com a redução das desigualdades sociais”.
A unidade de Buriticupu, que é a 4ª inaugurada na atual gestão, beneficiará mais de 80 mil habitantes, incluindo a população do município de Bom Jesus das Selvas, termo judiciário da comarca.
Dr.Talyson,defensor público titular do núcleo de Buriticupu falou da importância da parceria entre as instituições públicas para a efetivação da Justiça e promoção da cidadania.
 “A comunidade pode ter certeza que estaremos sempre atentos para que os direitos do cidadão não sejam violados.Contamos, para isso, com o apoio da população, do Poder Judiciário, Ministério Público e todos aqueles que buscam uma sociedade justa”.
Ainda frisou que a região terá na Defensoria uma importante aliada na resolução de conflitos.
“Estamos aqui para dar voz e vez à comunidade, sobretudo à parcela menos favorecida, portanto à margem de políticas públicas nas mais diversas áreas”. 
O imóvel contará com gabinetes para defensores, servidores do setor administrativo e estagiários, e uma recepção com capacidade para 30 pessoas. Toda área possuirá rampas de acessibilidade, destinadas a pessoas com mobilidade reduzida. O imóvel da DPE em Buriticupu fica localizado na Rua da Liberdade, próximo a Paróquia Santa Rita de Cassia e São Francisco de Assis, Centro de Buriticupu e o atendimento ao público acontece regularmente de segunda à sexta das 8h às 17h.
Audiência Pública

Durante a audiência realizada pela manhã, antecedendo à inauguração, a defensora geral, Mariana Albano de Almeida, fez uma apresentação das atividades desenvolvidas pela Defensoria e destacou os números relativos ao crescimento do órgão e aos serviços oferecidos à população nos últimos anos.
 Prestigiaram o evento a deputada estadual Francisca Primo(PT), Dr. Diego Messala Pinheiro da Silva, (Promotor de Justiça), advogados, vereadores, secretários municipais, assistentes sociais, conselheiros tutelares, psicólogas e representantes de diversas entidades e comunidades.