A política de vingança e perseguidora que vem sendo implantada no governo Flávio Dino, vem produzindo NOVAS lideranças políticas em todo o Maranhão.

Na cidade de Santa Inês-MA, o Delegado Valter Costa dos Santos, que há oito anos prestava o grande trabalho para toda aquela região a frente da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil do Maranhão, foi transferido para a cidade de Zé Doca-MA, sem que houvesse nenhum motivo obvio para isso. Sua transferência teve características de mais um ato de perseguição.

Revoltada com a transferência do Delegado Valter, a população de Santa Inês juntamente com as associações de classe, logo se mobilizaram e deram início a um "abaixo assinado" pedindo a volta do Delegado.

Em poucos dias foram colhidas 21 mil assinaturas, o que demonstrou o carinho da população pelo Delegado Valter Costa e sua liderança na cidade. Até o Prefeito Ribamar Alves, saiu em sua defesa e enviou um ofício, através do Departamento Jurídico da Prefeitura Municipal, solicitando do secretário de Estado de Segurança, Jeferson Portela, a permanência do policial à frente daquela Regional.

Por conta de toda essa trapalhada do Governo do Estado, o Delegado Valter Costa já é visto na cidade como um dos mais fortes pré-candidatos a prefeito do município.

Valter Costa já manteve contato com o Delegado Assis Ramos, do qual é amigo particular, e trocaram informações políticas. Assis Ramos aproveitou para fazer um convite ao seu colega, para que o mesmo dispute a Prefeitura de Santa Inês pelo PMDB.