Chegou na tarde de ontem(10) as camionetes da secretaria de estado da saúde do Maranhão e começou a circular nos bairros do município de Buriticupu, o carro fumacê, veículo pulverizador utilizado no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O veículo atende a uma solicitação da Deputada Estadual Francisca Primo (PCdoB) feita ao Governo do Estado Flavio Dino(PCdoB) de quem é amiga e companheira de partido, o pedido foi feito através de indicação e um discurso na tribuna da assembleia legislativa do Maranhão dia 23 de abril (reveja) e vai combater ao mosquito nas cidades da região.

 “Estive em Buriticupu neste final de semana e nunca tinha visto uma epidemia tão grande quanto esta de Buriticupu, onde mais de 60% da população já teve Zika, Dengue ou Chikungunya ou estão doentes neste momento”, afirmou ela.

Ainda segundo a deputada, somente os agentes de endemias e agentes de saúde é que estão fazendo o trabalho de combate, mas apesar do esforço deles, não estão conseguindo realizar o trabalho a contento, visto que o número de profissionais são poucos. “É preciso uma ação mais visível. Os cidadãos estão sofrendo com o descaso do gestor do município, ficando todos sem atendimento e tratamento adequado e com a sua saúde prejudicada, muitos não conseguem nem andar, pois as dores são terríveis”, acentuou Francisca Primo.

 No começo da noite do dia 10, o Município divulgou por meio de grupo de watzapp a seguinte nota:

 ATENÇÃO PARA ESTA NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA:

A Prefeitura Municipal de Buriticupu através da Secretaria Municipal de Saúde informa a toda população que estamos no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, e que amanhã (11) o carro fumacê estará passando nas ruas de Buriticupu nos seguintes horários: das 5hs às 9hs da manhã e das 17 às 21hs. Contamos com sua ajuda abrindo as portas e janelas de sua residência. Alertamos ainda que a fumaça não é prejudicial à saúde. (ASCOM)