Sobre o comando do Juiz de direito Dr. Duarte Henrique Ribeiro de Souza, a comarca de Buriticupu no Oeste Maranhense, está sendo realizado de 27/06 a 01/07 a primeira semana de conciliação, com aproximadamente 400 audiências.

A comarca de Buriticupu que tem como termo judiciário o município de Bom Jesus das Selvas-MA, vem passando por uma verdadeira revolução com a gestão do Dr. Duarte, já foram realizados mais de 300 casamentos comunitários, cerca de 20 júris populares e centenas de audiências.

No comando de Dr. Duarte, foi implantando o sistema de monitoramento por meio de tornozeleiras eletrônicas e também um importante programa de assistência social que beneficia famílias de baixa renda com distribuições de cestas básicas oriunda de transações penais.

 A comarca de Buriticupu é diferenciada e desafiadora, pois tem mais de 12 mil processos. Apesar de já ter sido criado a segunda vara, ainda não foi instalada o que acarreta uma sobrecarga de trabalho para o magistrado e todo a sua equipe.

Graças a Deus a nossa equipe é valente e também contamos com a parceria do Ministério Público, da Defensoria Pública do Maranhão, bem como com a atuação dos advogados, sem os quais a realização dessa empreitada não seria possível” (Declarou Dr. Duarte Henrique).

     “É com muita satisfação que participo desta 1ª Semana de Conciliação como Promotor de Justiça Titular de Buriticupu. Considerando o volume de processos em tramitação na comarca, essa iniciativa se mostra providencial para que a população tenha uma resposta célere e eficaz na solução dos litígios submetidos ao Poder Judiciário”. (Disse Dr. Peterson Abreu).
                                
"É com enorme satisfação que participo da 1ª semana da conciliação no Município de Buriticupu. Cumpre observar, que esta iniciativa tem papel importantíssimo, mormente, no quadro atual de processos desta comarca, pois, garante que as próprias partes cheguem a solução do conflito, conferindo eficácia e celeridade, ao mesmo tempo, que desafoga o Judiciário deste Município, o qual tem enorme volume de processos". (Pablo Diorgenes defensor público).