O prefeito de Buriticupu-MA no Oeste do Estado Sr. José Gomes Rodrigues(PRB), Logo que assumiu o comando do município em 01 de janeiro de 2013, nomeou sua esposa Betel Santana, para comandar a SEMED (Secretaria Municipal de Educação), uma clara demonstração de que iria tratar a educação do município com muito carinho, pois o gesto de nomear a esposa para desempenhar tão nobre missão, foi entendido que o prefeito estava dando o melhor de si para o bem do povo.

 Mas pelo desempenho do casal no trato com a coisa pública, o povo entendeu que tudo não passou de uma trama para perseguir os funcionários e manipular o dinheiro destinado a educação dos filhos do povo Buriticupuense.

Vamos aos fatos:

Betel Santana, a esposa e agora secretária, fez concurso público para o cargo de professora do município em 2009 e nunca deu um minuto de aula se quer. Mais com a ascensão do esposo ao palácio maracajá, a primeira dama deu pose a si mesma na casa de sua cunhada no povoado terceira vicinal, sem se quer colocar os pés na escola do povoado, algo que motivou o sindicato dos servidores público a mover uma ação contra Zé Gomes, processo que ele ainda responde na justiça, (veja aqui).

Betel e Zé Gomes tratam professores adversários com mão de ferro, prova disso, é que de vez em quando, o casal suspende o salário de professores, deixando pais de família sem nada pra dar as filhos. Os cortes são feitos sumariamente sem dar ao profissional o direito de defesa e do contraditório, muitas vezes, nem precisa ser feito tal defesa, basta dizer que vota na reeleição do prefeito, que o processo é extinto, o salário volta a cair certinho e fica o dito pelo não dito.

Outro fato nocivo aos servidores, foi a redução do percentual repassado ao IPSEMB (Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Buriticupu) referente ao patronal que era 22% e passou para 15,26%, ato ilegal segundo auditoria do ministério da previdência social (veja aqui).
Em 2014 retirou o aumento de 5% dado em 2013.

escola alugada no povoado prezinha /Buriticupu-MA
Apesar de ter recebido mais de 180 milhões de reais, não construiu nem uma escola em todo seu mandato, preferiu alugar casas de aliados políticos pra lhes render votos para sua reeleição, sem levar em conta o desconforto dos alunos.   
Só fez concurso para professores porque a justiça obrigou, mas, não para os mesmos passarem, tanto que em nem um dos concursos realizados na gestão do Zé, nuca foram alcançados os números de vagas pretendidas, e os que conseguiram passar não foram chamados todos, até hoje. 
E o pior o prefeito continua contratando sem concurso e sem autorização da câmara como a lei determina.

A alimentação escolar dita por eles como a melhor do mundo, só é boa no dia que é pra tirar fotos.

A compra dos produtos para dita alimentação escolar, é uma caixa preta, já aconteceu de tudo, até assalto a mão armada, episódio ocorrido dentro da secretaria de agricultura, onde sumiu mais de 12 mil reais. (Relembre).

Isso é a educação do tal novo tempo.