A Polícia Federal iniciou o processo investigatório sobre um esquema de extração de madeiras em áreas preservadas, no ano de 2014.
Segundo documentos, obtidos pelo Blog, as investigações começaram a partir de uma fiscalização realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, que apurou extrações ilegais de madeira em uma fazenda, localizada no dentro da Reserva Biológica do Gurupi.
Com base na interceptação telefônica e na quebra de sigilo telemático, foram identificados vários indivíduos apontados pela autoridade policial como supostos integrantes de um esquema criminoso, complexo, altamente articulado e voltado para a prática de vários delitos”, declarou o juiz federal, Ricardo Macieira.
O processo de apuração desencadeou a operação Hymenaea, deflagrada ontem (14), nas cidades de São Luís, Imperatriz, Buriticupu, Açailância, Zé Doca, Alto Alegre do Pindaré, Bom Jardim, Governador Nunes Freire, todas no estado do Maranhão. No Rio Grande do Norte: Tibau, Mossoró, Parnamirin e Natal, e em Capuí no estado do Ceará. 

Mais de 300 policiais federais, apoiados por servidores do IBAMA e por policiais do BOPE de Brasília e do Rio de Janeiro, estão dando cumprimento a 77 medidas judiciais, sendo 11 mandados de prisão preventiva, 10 mandados de prisão temporária, 56 mandados de busca e apreensão, bem como à suspensão da certificação de 44 empresas madeireiras, 

Segundo o comandante da operação em Buriticupu Romero Sousa, Já foram presas 17 pessoas e 4 são considerados foragidos, segundo agente da PF, todos estariam envolvidas na extração ilegal de madeiras provenientes da Terra Indígena Caru e da Reserva Biológica do Gurupi.
As autoridades sequestraram mais de R$ 12 milhões de diversas pessoas físicas e jurídicas. Esses valores são provenientes da lavagem do dinheiro auferido com a extração ilegal da madeira. 
* A operação foi batizada de HYMENAEA em uma referência ao gênero de uma das espécies (Jatobá – hymenaea courbaril) que é ilegalmente explorada na Terra Indígena Caru e na Reserva Biológica do Gurupi. 

**A reserva indígena de Caru 
Abrigo de tribos indígenas isoladas Awa. Elas foram contatadas recentemente e ganharam distinção internacional como uma das últimas tribos isoladas da região nordestina.