É bom o eleitor ficar atento a essas artimanhas de marquetagem barata que usa de pesquisas fajutas para enganá-lo. 

Circulou nas ruas de Buriticupu-MA, uns panfletos distribuído na calada da madrugada deste domingo (4), com uma pesquisa de intenção de voto, cujo resultado apareceria o prefeito e candidato à reeleição Jose Gomes Rodrigues(PRB) na frente da candidata Francisca Primo(PCdoB) e, dessa forma, sem qualquer “exatidão”.

 Diz no panfleto que a tal pesquisa foi realizada pelo Instituto Escutec. O curioso é que não aparece nada de pesquisa sobre as eleições de Buriticupu no site do Instituto. (Veja aqui

Também não foi encontrado nada sobre a tal pesquisa no site do TRE-MA, com o numero de protocolo informado no panfleto.

Outra curiosidade é que ao dita cuja não fecha 100%. Ao invés de dar 100% o resultado é 100.1%, pelo visto quem fez a tal pesquisa faltou na escola nos dias das aulas de matemática.

O comentário geral em Buriticupu é de que se trata de uma pesquisa “tabajara”, feita ao gosto do freguês.

“Se o Buriticupuense fizer sua própria pesquisa verá que tudo não passa de mais uma manobra de quem está desesperado, tentando a todo custo manipular a cabeça do eleitorado”, alerta um observador político do município.
É bom o eleitor ficar atento a essas artimanhas de marquetagem barata que usa de pesquisas fajutas para enganá-lo. Em São Luís e em Imperatriz estão sendo usando do mesmo “modus operandi”.

Art. 18.  A divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil, duzentos e cinco reais) a R$ 106.410,00 (cento e seis mil, quatrocentos e dez reais) (Lei nº 9.504/1997, arts. 33, § 4º, e 105, § 2º. Resolução 23453-2015 TSE

Veja imagem da pesquisa “tabajara” realizada em Buriticupu:



Adaptação de texto do amigo Roberto Lobato.