A duplicação da Estrada de Ferro Carajás (EFC) vem ocorrendo desde o ano de
2012 e tem em vista aumentar a capacidade de transporte e escoamento do minério
de ferro. A obra é parte do projeto S11D da empresa Vale S.A, que visa à
abertura de uma nova mina no estado do Pará e a ampliação do porto de Itaqui,
em São Luís (MA).
Para debater e refletir
sobre os impactos gerados pela duplicação foi que a rede Justiça nos Trilhos
realizou, no dia 09 de novembro de 2016, o I Seminário sobre os impactos
da duplicação da Estrada de Ferro Carajás em Buriticupu. O evento reuniu cerca
de 200 pessoas na Câmara de Vereadores do município e contou com mesas
temáticas e grupos de debates.
O trecho de duplicação da
ferrovia no município de Buriticupu (MA) já foi concluído e ocorreu em
comunidades da zona rural, Centro
dos Farias, Vila Labote, União, Concordia,
Casa Azul e Vila Pindaré, que puderam expor no evento a realidade local
após o termino das obras.
No Seminário também estiveram presentes estudantes do Instituto Federal do Maranhão e da Casa Familiar Rural de Buriticupu, além de moradores de outros municípios que também sofrem os impactos negativos da duplicação, Alto Alegre do Pindaré, Santa Inês, São Luís e Açailândia, todos localizados no estado do Maranhão.
No Seminário também estiveram presentes estudantes do Instituto Federal do Maranhão e da Casa Familiar Rural de Buriticupu, além de moradores de outros municípios que também sofrem os impactos negativos da duplicação, Alto Alegre do Pindaré, Santa Inês, São Luís e Açailândia, todos localizados no estado do Maranhão.
As comunidades alertaram que
depois da duplicação, os problemas já provocados pela EFC como rachaduras nas
casas, barulho provocado pelo trem e acidentes tendem a aumentar e que a
geração de empregos foi temporária, não satisfazendo os anseios dos moradores.
Outro problema relatado não
só por moradores de Buriticupu, mas também pelos moradores de Alto alegre do
Pindaré, foi que as obras de duplicação em algumas comunidades causaram o
assoreamento de igarapés e rios, prejudicando a navegação em alguns pontos e
dificultando a pesca.
Durante todo o Seminário os
participantes ressaltaram a importância de se criar espaço como esse, para que
mais pessoas possam debater os impactos gerados não só pela duplicação da EFC,
mais também por toda a cadeia da mineração, para que possam se munir de
informações e usá-las em suas lutas por garantia de direitos perante as
violações cometidas por grandes empreendimentos.
Por Mikaell Carvalho
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