De acordo com avaliação feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), apenas 33 prefeituras maranhenses das 217 cumprem as exigências legais com relação aos Portais da Transparência e Buriticupu não é uma delas.
Há prefeituras que sequer possuem Portal e outras que não disponibilizam as informações no prazo estabelecido, o que prejudica o acompanhamento da gestão.

A avaliação feita pelo TCE visa efetivar justamente o acompanhamento da transparência da gestão pública e contribuir com o controle social. Os dados deverão ser atualizados a cada três meses, segundo o TCE. (Veja lista completa aqui)
Além das 33 prefeituras consideradas regulares, apenas as câmaras municipais de Balsas e Magalhães de Almeida, segundo o levantamento, estão em conformidade com o Portal da Transparência em todo o Estado.

Na avaliação, a existência do Portal da Transparência; nome padronizado, obedecendo a estrutura: www.nomedomunicipio.ma.gov.br; informação disponibilizada em tempo real – não superior a trinta dias; disponibilização da informação em relação aos critérios estabelecidos no Decreto 7.185/10, ou seja, se atende ao Padrão Mínimo de Qualidade estabelecido nesse Decreto foram critérios levados em conta pelo Tribunal.

A prefeitura de Buriticupu até possui portal, mas só serve para fazer promoção pessoal do prefeito e sua esposa, pretensa candidata a deputada, o portal é tão tendencioso que na página reservada ao gestor, tem além da foto do mandatário uma imensa biografia, já na página reservada ao vice prefeito não se encontra nada nem se quer seu próprio nome do vice. 
Será se é pelo fato do vice não ser aliado do prefeito?  





   
Por Neto Ferreira/Jo Fernandes