Dos 217 municípios do Maranhão, apenas 34 estão aptos para conveniar com o Governo do Estado. Os demais 183 apresentam irregularidades relacionadas ao Portal da Transparência e, consequentemente, ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que lhes impede de realizar convênios.

A informação foi publicada em primeira mão pelo blog do Gláucio Ericeira. O jornalista entrevistou o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Caldas Furtado, que confirmou que o órgão irá exigir dos municípios a adequação imediata da LRF para que possam voltar a conveniar.

Este será o primeiro Carnaval da Transparência. Aquele que não se adequar ao que é exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, estará impedido de conveniar”, declarou Caldas Furtado.

Caso haja descumprimento da orientação, tanto o Município que celebrar convênio quanto o Governo do Estado serão rigorosamente punidos. O alerta foi feito pelo próprio Caldas. Ele esclareceu que o objetivo do TCE-MA com a medida não é o de penalizar a prefeitura ou gestor, mas fazer com que os dispositivos de transparência sejam rigorosamente cumpridos.

Possuímos corpo técnico qualificado para orientar o prefeito e ajudá-lo a se adequar ao que determina a lei. Queremos contribuir com as administrações e precisamos que elas tenham esse interesse recíproco”, finalizou.

Segundo o TCE-MA, estão aptos a celebrar convênios apenas os municípios de:
Açailândia
Apicum-Açu 
Arari 
Barão de Grajaú
Barra do Corda 
Bom Lugar
Buritirana 
Cantanhede 
Caxias 
Cidelândia 
Codó 
Coroatá 
Dom Pedro 
João Lisboa 
Lago dos Rodrigues 
Matinha 
Matões do Norte 
Monção
Olho D’água das Cunhas 
Passagem Franca 
Pedreiras
Poção de Pedras 
Raposa
Ribamar Fiquene 
Rosário
Santo Antônio dos Lopes
São Bernardo 
São Domingos do Maranhão 
São Luís 
São Mateus do Maranhão 
Timbiras 
Trizidela do Vale 
Tuntum  
Viana.

Na lista acima não aparece Buriticupu, governado pelo prefeito José Gomes Rodrigues (PRB), portanto o Município não estar apto para conveniar com o Governo do Estado do Maranhão.