Após a operação MARAVALHIA/ LIGNUM, deflagrada pela PF, PRF, IBAMA, ICMBio, na região Sudoeste do Estado do Maranhão (veja aqui), a PRF (Policia Rodoviária Federal) continuou no município de Buriticupu com a operação LIGNUM II.

Na segunda-feira(27) os agentes federais apreenderão dezenas de motos  e uma grande quantidade de carros, (veja aqui).

  E nessa terça-feira(28) .os agentes da PRF continuaram no município onde efetuaram varias abordagens, uma delas foi em um veículo TOYOTA/Hilux de placa HQA-7537 conduzido por um homem de 58 anos, em companhia de um passageiro. Foi encontrado e apreendido 1 unidade de pistola de calibre .380 ACP. ENQUADRAMENTOS: passageiro enquadrado com PORTE ILEGAL DE ARMAS DE FOGO Estatuto do Desarmamento (Lei Especial 10.826/2003) - Art. 14.


Ao abordado um veículo HONDA/XR 200R, de placa HPF-8401 conduzido por um jovem de 18 anos. Os agentes verificaram que, o veículo não portava placa, sendo identificado através da numeração do chassi, quando em consulta aos sistemas foi constatado que a numeração do motor se encontra suprimida, não sendo possível identificá-lo. O AUTOR declarou ter adquirido a motocicleta no dia de hoje, em troca de outra motocicleta que possuía, uma Honda/Bross 125, de cor preta, de um indivíduo que ele não sabe informar o nome. Diante dos fatos, o condutor e o veículo foram apresentados a autoridade judiciária local para providências.  

Ainda por ocasião da Operação Lignum II, foi abordado o veículo HONDA/NXR150 de placa HQB-8246, após verificação dos sinais identificadores do veículo, constatou-se que a marcação do número dos chassis, da placa HKE-2846, havia sido modificado. ENQUADRAMENTOS: ADULTERAÇÃO DE SINAL IDENTIFICADOR DE VEÍCULO.

Em uma outra abordagem dessa fez a um veículo HONDA/SG 125 Titan de placa KJT-8170 de cor aparente preta, que após verificação dos sinais identificadores do veículo, constatou-se que a marcação do número do chassis raspados do motor ,constava como anotação de outra moto de mesma marca e modelo, porém, de cor prata, e com anotação de situação de veículo baixado, contudo, foi observado também que o veículo apresentava indícios de sistema de ligação direta e não possuía condições de transitar em via pública. Além disso, o veículo estava adesivado com os dizeres "MUNDO DAS MOTOS", de propriedade local o qual se trata de oficina onde foram encontrados diversos objetos com anotações de furto/ roubo e adulteração de características de veículos automotores, conforme Boletim de Ocorrência Policial (BOP) lavrado por esta equipe PRF. Dessa maneira, havendo indícios de materialidade e autoria de adulteração das características do veículo, resolveu a equipe PRF encaminhar tendo ENQUADRAMENTOS: ADULTERAÇÃO DE SINAL IDENTIFICADOR DE VEÍCULO AUTOMOTOR - Art. 311.

Com informações do Núcleo de Comunicação Social - NUCOM

Fonte: Central de Informações Operacionais - CIOP PRF