Após ter sido adiado duas vezes, foi realizado nessa terça-feira(29), na Comarca de Buriticupu no Oeste do Maranhão o julgamento dos acusados de dar cabo a vida do líder camponês “CABEÇA”.

O conselho de sentença formado por seis homens e uma mulher, reunidos no dia de hoje no salão do Júri na sede do Poder Judiciário de Buriticupu-MA, decidirão por maioria de votos que, DIEGO DA SILVA LIMA, JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS e MANOEL DA SILVA OLIVEIRA são  inocentes das acusações de participação  na morte por emboscada do líder camponês RAIMUNDO ALVES BORGES, conhecido por “CABEÇA”, crime ocorrido em 14/04/2012, nas proximidades da VILA CASAS AZUL Distrito localizado a 20 KM da sede do Município de Buriticupu.

A seção de julgamento foi presidida pelo Juiz de Direito da 2º Vara de Justiça de Buriticupu, Dr. Duarte Henrique Ribeiro de Souza.

Atuou na acusação, o representante do Ministério Público do Maranhão o Promotor de Justiça titular da promotoria de Buriticupu, Dr. Peterson Armando Azevedo de Abreu.

Na defesa de DIEGO DA SILVA LIMA esteve à frente o representante da Defensoria Pública do Maranhão, Dr. André Luís Jacomin, titular do Núcleo Regional de Buriticupu, que com muito talento convenceu os jurados de que DIEGO não teve nem uma participação no crime.

O competente advogado Dr. Samir Buzar, defendeu o acusado MANOEL DA SILVA OLIVEIRA, vulgo “MANELÃO”, que em sua tese conseguiu comprovar negatória de autoria, tese que foi acatada até pela promotoria de justiça.

Na defesa do senhor JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS vulgo “ZÉ PERES”, trabalhou Dr. Onildo Almeida Sousa, advogado constituído para defender o homem que foi acusado de ter sido o mandante do crime, acusação que segundo Dr. Onildo não há provas, por isso seu cliente foi justamente absolvido.

Em Júri popular, cabe ao juiz acatar a decisão do conselho e aplicar a sentença, no caso de hoje foi pela absolvição dos acusados. O conselho é formando por membros da sociedade, portanto, essa é uma decisão da sociedade”. Afirmou Dr. Duarte. 

Hoje o conselho de sentença optou por retroceder, vou analisar com calma e decidir se vou recorrer”. Manifestou  sua inconformação, Dr. Peterson.