Oficiais de justiça cumpriram na manhã desta segunda-feira (23), a ordem de reintegração de posse de um terreno localizado nas margem da BR222 no KM 527 perímetro urbano do município de Buriticupu no interior do Maranhão.
Segundo consta no pedido de reintegração de posse, o terreno é propriedade pertencente à prefeitura de Buriticupu e estava sendo ocupado por 72 famílias.
As famílias estavam no local desde o dia 11 de abril de 2015. (relembre

De acordo com uma servidora do município, 16 famílias estão cadastradas e ganharam casas do programa minha casa minha vida do governo federal, dessas, 5 foram levadas para nova Buriticupu, e 1 para o eco Buriticupu, ainda segundo ela, as outra 10 não foram localizadas, as demais 56 foram levadas para casas de amigos e parentes.
 A prefeitura, “parte autora” providenciou caminhões, maquinas e trabalhadores para ajudar na retirada dos pertences das famílias.

A ordem de reintegração foi do juiz da comarca de Buriticupu apedido do prefeito Jose Gomes Rodrigues (PRB).

Segundo o Major Nelson, coordenador da operação que deu suporte a oficial de Justiça, a operação contou com 35 homens do efetivo da 10ª CI de Buriticupu, 10 policias da PM de Imperatriz, 5 de Açailândia, além de 28 homens do batalhão de choque que permaneceram de prontidão em um local estratégico a pouco menos de 1 KM, para serem chamado se houvesse resistência. Ainda segundo o Major, a operação foi muito bem sucedida, não houve resistência por partes dos ocupantes da área, apenas três pequenos incidentes que prontamente foi contido com a condução de 3 pessoas, uma por agressão física ao major, outra por porte de arma branca (facão), outra por incitação a violência e desobediência a ordem expedida pela justiça, “os 3 foram levados para delegacia e serão tomadas as medidas cabíveis pela justiça” completou Nelson.

Histórico:

Em 6 de maio de 2015 em cumprimento há uma liminar expedida pela justiça em 15 de abril de 2015, o então delegado de Polícia Civil Dr. Rodrigo Alonso, comandou uma reintegração de posse no mesmo terreno. (Relembreaqui) na época, a área desocupada foi de 27mil metros quadrados, hoje a área desocupada foi bem menor, o titular do blog JO FERNANDES questionou o porquê há exemplo da aquela data, hoje, a área desocupada foi bem menor? Segundo a oficial de justiça que acompanhava os cumprimentos da liminar, algumas casas não serão demolidas porque estão fora da área em que pesa o pedido de reintegração de posse, ainda, segundo ela, essas casas não poderão ser derrubadas por força dessa liminar.