Dr. Peterson de Abreu. 2ª promotoria e
Dr. José Orlando 1ª promotoria 
Na ultima segunda-feira(05), o titular do Blog JO FERNANDES fez uma visita de cortesia aos promotores da Cidade de Buriticupu-MA que tem o município vizinho de Bom Jesus das Selvas como termo judiciário, e em conversa agradável os membros do MP informarão ao blogueiro como funcionam as promotorias da comarca local.

Respondendo pela 1ª promotoria o jovem competente, promotor de justiça Dr. José Orlando e  pela 2ª promotoria o titular da pasta o não menos competente e atuante Dr. Peterson de Abreu, "temos duas promotorias, as duas são de 2ª entrância"

Dr. José Orlando atua junto ao Juiz de Direito Dr. Raphael Leite Guedes, titular da 1ª Vara da Comarca e diretor do fórum.


Dr. Peterson de Abreu atua junto ao Juiz de Direito Dr. Duarte Henrique Ribeiro de Souza titular da 2ª Vara da Comarca e juiz eleitoral. explicaram ainda quais são as atribuições de cada uma,

"1ª Promotoria de Justiça – Oficia nos feitos da 1º vara judiciária não afetos a órgão de execução com atribuição específica; defesa do patrimônio público e da probidade administrativa; defesa dos direitos do consumidor; defesa da cidadania; fiscalização de fundações e entidades de interesse social; curadoria de registros públicos; curadoria de massa falidas; defesa da saúde; controle externo da atividade policial, sem prejuízo do controle difuso exercido pelo 2º Promotor de Justiça sobre fatos verificados em exame de autos que lhe forem distribuídos; e comprimento das precatórias ministeriais criminais versando matéria não afeta a órgão de execução com atribuição especifica

2ª Promotoria de Justiça – Oficiar nos feitos da 2º vara judiciária não afetos a órgão de execução com atribuição específica; defesa da ordem tributária e econômica; defesa do meio ambiente; defesa da criança e do adolescente por aplicação exclusiva da Lei 8.069/90; defesa dos direitos do idoso e pessoas com necessidades especiais; defesa da educação; defesa da mulher na forma da Lei 11.340/2006; e comprimento das precatórias ministeriais civis versando matéria não afeta  órgão de execução com atribuição específica". esclareceu Dr. José Orlando.




Na conversa foi informado ainda que recentemente o procurado-geral de justiça Dr. Luiz Gonzaga Martins Coelho, visitou os membro do MP local, no encontro ficou acertado que em breve as promotorias de justiça de Buriticupu terá sede própria. (assunto de uma outra matéria em breve)