O Instituto Federal do Maranhão-IFMA Campus Buriticupu-MA está desenvolvendo no município o Projeto “JUDICIÁRIO PRESENTE NO SISTEMA ESCOLAR”, o passo foi dado na última terça-feira(05), quando uma equipe formada por servidores e alunos do Instituto foram até ao Fórum e ao MP da cidade para convidar o juiz da infância e da juventude Dr. Duarte Henrique Ribeiro de Souza, titular da 2ª vara da comarca de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas, assim como o Promotor de justiça, para participarem do lançamento do projeto que foi realizado na quarta-feira(6), no auditório  do IFMA na sede do município.

Além do magistrado, também participaram do evento o representante do Ministério Público do Maranhão promotor de Justiça Dr. José Orlando Silva Filho, atual responsável pelas promotoria da comarcando município e também representantes do conselho tutelar.

Foram debatidos acontecimentos, no ambiente escolar, atos do cotidiano dos alunos e professores, além de bem elencado pelo MM magistrado as definições dos atos dos menores.
O conselho tutelar mostrou os aspectos históricos do Estatuto da criança e do adolescente e sua importância para a sociedade nos dias atuais.

Foi entregue pelo MM promotor de justiça ao Diretor do Instituto documento com instruções normativas a serem implantadas para melhorar o ambiente escolar.

De acordo com Dr. José Orlando a recomendação entregue para o IFMA também será entregue para toda a rede de educação dos municípios componentes da Comarca, bem como aos órgãos da rede de proteção à criança e adolescente, com escopo de esclarecer sobre atos de indisciplina e ato infracional.

O encontro histórico contou com cerca de 90% dos alunos da instituição, com participação direta aos convidados com perguntas e respostas diretas e abertas, um ato de contribuição cultural a todo comunidade educacional do Município de Buriticupu.

O projeto Judiciário presente na escola foi uma experiência muito positiva para a comunidade escolar do IFMA Campus Buriticupu. O momento possibilitou uma socialização riquíssima entre aqueles que trabalham com a Lei e os adolescentes que estavam cheios de dúvidas. Na oportunidade, os alunos foram orientados quanto às normas e leis vigentes referentes aos deveres e responsabilidades concernentes a essa faixa etária”. Pontuou Vilson de Almeida diretor geral do IFMA-Buriticupu.

Para mim essa atividade pedagógica foi um espaço de aproximação e esclarecimentos do poder judiciário com os acadêmicos, esclarecendo nossas dúvidas e mostrando alguns dos nossos direitos. Formando assim um debate muito proveitoso e enriquecedor”. Disse a aluna Clara Marcelle de Sousa Abreu.