O Tribunal de Justiça do Maranhão pontuou entre os melhores do País no ano de 2017, alcançando excelentes resultados nos quesitos Índice de Atendimento à Demanda no 2º e 1º graus; índice de Produtividade no 1º grau; Tempo Médio da Sentença e Tempo Médio de Tramitação dos Processos. É o que revela o Relatório Justiça em Números 2018, lançado na noite desta segunda-feira (27), pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com o relatório, o Tribunal de Justiça do Maranhão alcançou o 2º lugar no Índice de Atendimento à Demanda, entre todos os Tribunais de médio porte do País. O TJMA obteve o IAD de 115,6%, enquanto que a média nacional foi de 107,3%. Os dados refletem a capacidade dos Tribunais em darem vazão ao volume de casos novos.

Outro resultado importante comprovado pelo CNJ, diz respeito ao Índice de Produtividade dos magistrados, levando em consideração os casos novos recebidos em 2017. De acordo com o relatório, cada Magistrado de 1º grau no Maranhão julgou em média 1.733 processos, enquanto recebeu 1.320 novos casos.

No item Índice de Atendimento à Demanda (IAD) do 1º grau, o Relatório comprovou que o Judiciário maranhense pontuou muito bem. Os magistrados obtiveram o percentual de 121%, enquanto que a média nacional foi de 109%. Neste quesito, a Magistratura Maranhense obteve a 2ª colocação entre os Tribunais de médio porte, ficando na 4ª colocação em nível nacional.

O Relatório Justiça em Números do CNJ também comprovou a eficiência da Magistratura de 1º grau do Maranhão, pois o Tempo Médio da Sentença foi de 1 ano e 11 meses, enquanto que a média nacional ficou em 3 anos e 9 meses. Neste item, o TJMA obteve a 2º colocação entre os Tribunais de médio porte.

Ainda de acordo com o Relatório, o tempo médio de tramitação dos processos pendentes no 2º grau, foi de oito meses, enquanto que a média nacional foi de três anos, figurando o TJMA como o melhor do País neste tópico avaliativo.
Na avaliação do presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Angelo Santos, os dados foram positivos e ratificam o compromisso e a eficiência da Magistratura maranhense.  

  

Por AMMA