Participaram cerca de 200 analistas
judiciários inscritos no evento (Foto: Ribamar Pinheiro)

O Dia do Analista Judiciário foi comemorado, nesta sexta-feira (28), com evento que tratou sobre a atuação profissional e o desenvolvimento pessoal dos profissionais concursados de nível superior do Tribunal de Justiça do Maranhão, que representam cerca de 12% do total de servidores do quadro do TJMA.
O encontro, idealizado pela Associação dos Analistas Judiciários (ANAJUD), foi realizado no auditório do Fórum de São Luís, com o apoio do TJMA e da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), reunindo cerca de 200 inscritos, que foram liberados para participação nas atividades.
Na abertura do evento, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, parabenizou os participantes e destacou a aprovação da lei que instituiu o Dia do Analista Judiciário (10.870/2018), sancionada pelo governador Flávio Dino no dia 13 de junho, por requerimento da ANAJUD, encaminhado à Assembleia Legislativa pela deputada Francisca Primo.
“A aprovação dessa lei é mais um reconhecimento da importância do trabalho dos servidores do Judiciário, entre esses os analistas, que contribuem sobremaneira para maior eficiência e agilidade nas atividades administrativas e judiciais do Tribunal”, disse.
Entre as atribuições do cargo, está a realização de atividades de nível superior, privativas de graduados nas respectivas áreas de especialidade - Direito, Administração, Comunicação, Engenharia, Informática, Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Biblioteconomia, entre outras.
APRIMORAMENTO - O diretor da ESMAM, desembargador Paulo Velten Pereira, parabenizou os analistas pela iniciativa de se reunirem para discutir sobre a atuação no âmbito profissional. “Impressiona-me ver uma associação classista reunida para tratar de outros temas que não sejam econômicos, mas sobre o seu aprimoramento na carreira”, observou.
Velten enfatizou que a capacitação desses profissionais é uma das prioridades da escola que, nos últimos dois anos ofertou mais 7 mil vagas em mais de 100 cursos de aprimoramento para servidores, alguns concebidos para dar suporte técnico e intelectual em áreas especializadas.
A presidente da ANAJUD, Anne Cléa Costa, agradeceu a participação dos representantes do TJMA e solicitou que fossem compartilhadas com a associação decisões normativas que afetam diretamente o trabalho dos analistas, colocando-se à disposição para contribuir com a elaboração e difusão de tais ideias.
Também estiveram presentes os juízes Diva Mendes (diretora do Fórum de São Luís), Marcelo Moreira (diretor da CGJ) e Cristiano Simas (auxiliar da Presidência), além dos diretores Mariana Clementino (Recursos Humanos), Mário Lobão (Geral) e Amudsen Bonifácio (Financeiro).
PROGRAMAÇÃO - A primeira palestra destacou o tema “Aspectos de Desenvolvimento Pessoal e de Carreira”, ministrado pelo psicólogo Eliandro Rômulo Cruz Araújo - analista judiciário, presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP/MA) e especialista em Administração Judiciária e Avaliação Psicológica.
O painel “Eu quero, portanto eu faço! E você?” foi apresentado pelo analista judiciário Rodrigo Valente Ericeira - coordenador de Acompanhamento na Carreira do TJMA, administrador e economista, especialista em Gestão da Qualidade e mestrando em Administração.
Na segunda parte do evento, foi realizado o mini-curso “De Viena a San Jose: os deveres e as prerrogativas do servidor do Poder Judiciário nos tratados internacionais”, dirigido pelo analista judiciário João Bruno Madeira - mestre em Direito pela UFMA, especialista em Direito e Comércio Internacional, professor-substituto aprovado da UFMA, pesquisador e professor de Direito Internacional de cursos jurídicos preparatórios
Assessoria de Comunicação do TJMA