O juiz de Direito Duarte Henrique Ribeiro de Souza, titular da 2ª Vara da Comarca de Buriticupu, que tem o Município de Bom Jesus das Selvas como termo Judiciário, presidirá uma maratona de juris popular a partir de segunda-feira 27 de novembro de 2018 no salão do Tribunal do júri na sede da comarca.

O primeiro a sentar no banco dos réus, já na terça- feira 27 de novembro de 2018 é IRANILDO ITAMAR DOS PASSOS (VULGO) “PAJURACA” acusado de Homicídio Qualificado, o Homicídio ocorreu em 17 de junho de 2014 no Assentamento Planalto Boa Vista, Zona Rural do Município de Bom Jesus das Selvas. Segundo consta na denúncia, no dia 17 de junho de 2014, a vítima (FRANCISCO MARQUES – VULGO) “NEGO CHICO” e seus familiares estavam brincando de pega-pega, momento em que o denunciado Iranildo Itamar chegou e entrou na brincadeira, e em determinado momento abraçou a vítima e com a intenção de matar desferiu um golpe de faca no peito esquerdo, sem qualquer motivo aparente, não proporcionando meios de defesa para a vítima, e esta já caiu sem vida. Após o crime, o denunciado empreendeu fuga em meio ao matagal.

Na quarta-feira 28 de novembro de 2018 é a vez de ANTONIO MELO DA SILVA, ir a Júri popular pela a acusação de ter praticado crime de Homicídio Qualificado por motivo torpe, no dia 14 de dezembro de 2017 por volta das 13h00.  O homicídio ocorreu no Bairro Nova Bom Jesus, também na cidade de Bom Jesus das Selvas, segundo costa nos autos do processo a que o BLOG JO FERNANDES teve acesso, o denunciado e a vítima se encontraram nos fundos de uma residência, momento em que o denunciado começou a oferecer bebida para a Vítima senhora RAIMUNDA LIMA GUAJAJARA, e esta não aceitou, após sucessivas negativas, o denunciado ANTONIO MELO pegou uma enxada e começou a desferir vários golpes na cabeça da vítima, o Sr. Raimundo Ferreira ao ouvir os barulhos vindo do fundo da casa, dirigiu-se até o local e se deparou com o acusado dando os golpes com a enxada na cabeça da vítima, e começou uma luta corporal conseguindo imobilizá-lo e amarrá-lo impedindo o mesmo de fugir do local.

O Júri popular que ocorrerá na quinta-feira, 29 de novembro de 2018, será o de JOSÉ DE RIBAMAR SILVA CAMPELO (JUCA DA CIKEL), acusado de Tentativa de Homicídio, o crime ocorreu no Povoado Terceira Vicinal no dia 29 de maio de 2011.

Segundo a denúncia, JUCA DA CIKEL estava no Bar do Evaldo, junto com outros amigos ingerindo bebidas alcoólicas, quando a vítima, Erivan Alves da Silva (vulgo) “BEBÊ”, foi abordado pelo acusado JUCA DA CIKEL que o provocou, sacando um revólver calibre 38 e apontando em direção à vítima, que, por sua vez, conseguiu segurar a arma, evitando que fossem efetuados os disparos, começaram uma luta corporal, diante da Luta travada entre Juca e Erivan, o Sr. Deljames de Melo agarrou Erivan pelas costas e o afastou do Juca, foi quando Juca efetuou dois disparos, atingindo Erivan na virilha e no abdômen, ocasião em que foi encaminhado para o Hospital e se recuperou das lesões sofridas.

Completando a maratona de Júri popular, no dia 30 de novembro de 2018 sexta-feira será julgado também, FRANCISCO DE ASSIS GONÇALVES BARROS (VULGO) “CHICO” em desfavor dele pesa o crime de Homicídio Qualificado ocorrido em 20 de fevereiro de 2013 no Povoado Capoema na Zona Rural do município de Bom Jesus das Selvas-MA.

Segundo consta na denúncia o acusado Francisco de Assis Gonçalves Barros e Francisco da Silva (vulgo) “França” mataram mediante emboscada a vítima Gilmar dos Santos de Jesus, quando esta se aproximava de um curral pertencente a fazenda de sua família. Gilmar a “vítima” estava montada em um cavalo acompanhado de sua companheira, quando ao se aproximar do curral foi surpreendido por um disparo de espingarda que atingiu a região do tórax, tendo em seguida vindo a óbito.

Cumpre mencionar que o segundo denunciado Francisco de Assis (vulgo; FRANÇA) já faleceu, razão pela qual não vai ser julgada na mesma Sessão do Tribunal do Júri.

As Sessões do Tribunal do Júri serão aberta ao público com inicios previsto para as 9 da manhã no salão do Tribunal do júri em Buriticupu-MA situada na Rua Deputado Vila Nova Bairro Terra Bela.