Nesta segunda-feira (18), os desembargadores do TJMA Jorge Rachid, Jamil Gedeon, Nelma Sarney, Paulo Velten e Marcelino Ewerton; e o procurador-geral da Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, acompanhado dos promotores de Justiça Justino Guimarães e Reginaldo Carvalho, conheceram o trabalho da Central de Análise de Desempenho da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), ferramenta que permite o acompanhamento online de informações sob o aspecto quantitativo de todo o acervo processual da Justiça de 1º Grau do Maranhão, por meio de televisores, monitores e outros equipamentos de informática.
O lançamento da Central de Análise de Desempenho aconteceu no último dia 8, apresentada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva e pela juíza auxiliar Kariny Reis (Planejamento Estratégico). Também participaram da segunda apresentação o diretor da CGJ-MA, juiz Marcelo Moreira, e os diretores de Informática do TJ e da CGJ, Paulo Rocha e Danielle Mesquita, e outros servidores da Diretoria de Informática envolvidos no processo de desenvolvimento da ferramenta.
Segundo a apresentação feita pela juíza Kariny Reis, a estrutura da Central de Análise de Desempenho inaugura a versão 2.0 do sistema Termojúris, criado na gestão anterior para auxiliar no diagnóstico e na tomada de decisão pelo gestor da unidade, pois possibilita uma análise detalhada e fornece elementos para que possam ser traçadas estratégias, a partir do acompanhamento de desempenho de magistrados e servidores.
Na ocasião, o corregedor geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho, ressaltou que a ferramenta permite uma visão geral e detalhada sobre o trabalho de cada unidade judicial da Justiça de 1º grau, permitindo que os juízes organizem melhor as unidades com base no espelho de produtividade da unidade. “Nosso objetivo é oferecer melhores condições para o trabalho de juízes e servidores, o que implica na melhoria da prestação jurisdicional que prestamos à sociedade”, avaliou.
O procurador-geral da Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, também avaliou que a Central é uma ferramenta importante para medir a produtividade da Justiça maranhense. “Estão de parabéns toda a equipe, por esse trabalho que vai trazer uma melhor prestação jurisdicional no nosso Estado”, observou.
“Para todos que já passamos pela Corregedoria, a Central de Análise de Desempenho representa um avanço significativo em termos de planejamento e estratégia do Poder Judiciário, facilitando o trabalho da Corregedoria e das comarcas no cumprimento de metas, sem a necessidade de deslocamento, reduzindo custos e facilitando o trabalho”, avaliou o desembargador Jamil Gedeon.
NOVAS FUNÇÕES – As novas funcionalidades do sistema foram implementadas pela Diretoria de Informática, a partir dos estudos feitos por uma comissão formada pela juíza Kariny Reis e pelos servidores Maycon Wendel Silva, Danielle Mendes Mesquita, Eduardo Ferro Freire, Ivis Ribeiro Silva e Hayla Castelo Branco.
A chefe da Assessoria de Informática da CGJ, Danielle Mesquita, ressaltou que o sistema Termojúris utiliza as bases de dados de quatro sistemas de gerenciamento processual do Judiciário – ThemisPG, PJe, Projudi e VEP, apresentando a evolução do acervo das unidades nos últimos 10 anos, bem como a produtividade de magistrados e servidores.
Foram incluídos novos filtros de dados (período, tipo de informação), novas planilhas de exportação, novas variáveis em planilhas existentes, e melhoria nos layouts das telas. No painel Taxa de Congestionamento, foi criada uma extensão da linha temporal de mais dois anos no gráfico de barras de processos distribuídos, julgados e baixados; e de mais seis anos na linha temporal das taxas de congestionamento. Na versão anterior era possível visualizar os dados dos últimos três anos.
A partir de agora, a CGJ, juízes e servidores autorizados terão acesso a planilhas e gráficos que detalham o acervo total, o acervo não julgado e taxa de congestionamento, contendo diversas informações (sistema, número do processo, data de abertura, comarca, unidade, competência, classe CNJ, status do processo), dentre outros. Também será inaugurada uma versão específica para os secretários judiciais, reunindo dados de interesse desses servidores no acompanhamento do serviço de secretaria.
Melhorias nos painéis indicadores Meta Nacional; Homologação de Acordo; Audiências e Sessões do júri; Produtividade Magistrado, e criação de novos paineis, como o do Diagnóstico de Unidade Judicial – DUJ, são outras novidades elencadas pela Corregedoria.
O DUJ é a ferramenta que permite a análise compilada de dados dos últimos anos, estruturado no ano de 2018 pelo Planejamento Estratégico da Corregedoria, para auxiliar o juiz na gestão da unidade judicial. A ferramenta foi automatizada e agora está disponível para todas unidades.
Foi criada também, uma versão do Termojúris que será restrita à CGJ. Nela, a mesa diretora do TJ terá uma ampla visualização dos dados das unidades judiciais, de forma agrupada ou individual, com alertas visuais gráficos que auxiliarão o corregedor nas funções de apoio, acompanhamento e fiscalização dos serviços judiciais do 1º Grau. 



-- 
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão