A juíza Mirella Cezar Freitas, da 2ª Vara de Itapecuru-Mirim, visitou, na última quinta-feira (4), o Povoado Monte Cristo. A comunidade escolhida para sediar a ação “Lixo Zero”, que integra o Projeto “Teia de Sustentabilidade”, com o objetivo de conscientizar a população para o combate à poluição, à promoção da saúde e da qualidade de vida e a inclusão social de catadores de material reciclável.
Essa comunidade será capacitada para o descarte correto dos resíduos, com enfoque na compostagem do material orgânico e coleta apenas de materiais recicláveis. Durante a visita, foi definido um cronograma de implantação da ação e escolhidos os locais de apoio à ação: a sede da União de Moradores, a escola e a Igreja local, onde serão instaladas pelo menos três conjuntos de lixeiras e um container para acondicionamento de material reciclável e afixados os cartazes com orientações sobre o projeto.
No povoado, a juíza conversou com o presidente da União de Moradores de Monte Cristo, conhecido como José de Pituca e o professor Inaldo Frazão, diretor da “Escola Municipal Abdalla Buzar”, onde estudam 279 alunos no ensino fundamental e médio, com idade entre 4 e 17 anos.
Participaram da visita a promotora de Justiça, Carla Alencar; do secretário de meio ambiente do município, Mubaraki Trabulsi; do presidente da Associação Comercial de Itapecuru, Rogerio Vilhena; da engenheira ambiental Ana Mendes de Araújo e da presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável, Fabiana Oliveira.
Na oportunidade, foi definido com os parceiros um cronograma de ação visando à execução do projeto. As atividades começam com a aplicação do questionário sócio-econômico nas residências para a coleta dos dados, pela Assistência Social e Secretaria de Meio Ambiente, até o dia 10 de abril. Até o dia 26, deverá ser finalizada a síntese das informações e o diagnóstico. E a partir do dia 29 do mesmo mês, deverão ser executadas as primeiras atividades do plano de ação.
Para a juíza Mirella Freitas, foi dado mais um passo importante na execução do Projeto “Teia de Sustentabilidade, com a participação das entidades parceiras e apoio da comunidade. “Com esse fim, o povoado de Monte Cristo já está sendo equipada com kits para coleta seletiva de material reciclável e recebendo os profissionais das secretarias de meio ambiente e assistência social para elaboração do relatório socioeconômico”, disse.



-- 
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão