A Associação Comercial e Industrial de Buriticupu-MA –ACIB, realizou na noite dessa quarta-feira(22), uma audiência pública para tratar do tema, Segurança Pública no Município.

Após a abertura dos trabalhos pelo presidente da ACIB, que em sua primeira fala lembrou que se tratava de um ato supra partidário, e as ideologias políticas partidária não estava em discussão, pediu ainda que, os participantes em suas intervenções fossem subordinados apenas ao tema, segurança pública.

Dr. Bruno de Arruda, advogado e diretor da ACIB, fez uma explanação sobre os últimos crimes ocorridos no município, alguns deles, ainda, sem elucidação.

O evento aconteceu na sede do poder legislativo municipal, e foi presidido pelo empresário Joaquim dos Reis, presidente da ACIB, contou com as presenças dos meritíssimos juízes de Direito da comarca de Buriticupu, Dr. Raphael Leite Guedes, titular da 1ª Vara e Dr. Duarte Henrique Ribeiro de Souza, titular da 2ª Vara, também participaram  do evento Dr. Luciano Henrique de Souza Benigno, promotor de justiça da 1ª promotoria, Peterson Armando Azevedo de Abreu, 2ª promotoria, Dra. Francismar Felix Mappes, Dra. Veronica Ticiana Macau Furtado, ambas do Núcleo Regional da Defensoria Pública de Buriticupu. José Gomes Rodrigues, prefeito de Buriticupu, Aristides Pereira Silva Neto, presidente da Câmara de vereadores, Dr. Wellington  Fabiano de Silva, Delegado de Polícia Civil de Buriticupu, Tec. Coronel Hailton do Nacimento França Filho, comandante da Polícia Militar do 30ª Batalhão de Buriticupu, além de vereadores, secretários municipais e autoridades eclesiásticas.

A audiência que foi mediada pelo blogueiro Jó Fernandes, teve a participação de grande parte da população Buriticupuense, que lotou as dependência da câmara municipal, e de forma veemente fez suas indagações as autoridades presentes.

Conclusão:

Ficou decido, implantar Disk 190 (atualmente inativo na cidade), discutir junto a secretaria de segurança publica, a possibilidade de criação do plantão de atendimento na delegacia aos finais de semana, evitando o descolamento de presos até santa Inês,(criação da regional de Buriticupu) melhorar o atendimento na delegacia, especialmente para as mulheres, além de futuras reuniões com os atores do sistema de segurança, que juntos traçaram metas e solução de melhoramento da segurança no município.