Consultores do Prêmio Innovare farão uma visita a Buriticupu na próxima quinta-feira dia (30) para realizar uma entrevista e verificar o funcionamento do projeto e a sua extensão e alcance na comunidade, informou o juiz Raphael Leite Guedes, da titular 1ª Vara de Buriticupu, idealizador do projeto. A partir das informações coletadas, os consultores preparam relatórios para auxiliar a avaliação da Comissão Julgadora do prêmio.
O projeto, desenvolvido pela 1ª Vara da comarca, desde novembro de 2018, tem como objetivo disseminar a leitura com a formação de bibliotecas e promover a educação das crianças e adolescentes, visando ao seu desenvolvimento e preparo para o exercício da cidadania. A iniciativa concorre ao Prêmio Innovare 2019, na categoria juiz, com 100 práticas inscritas nessa modalidade.
No lançamento do projeto, em 21 de novembro do ano passado, 500 livros foram à escola municipal “Unidade Integrada Simar Pereira Pinto”, a primeira beneficiada. Antes da doação, é feita uma campanha de arrecadação dos livros na comunidade, em pontos de doação instalados no fórum e em empresas parceiras do projeto.
O Poder Judiciário de Buriticupu vai fazer a entrega de mil livros aos estudantes da escola UI Padre Edmilson de Sousa Freire, na quinta-feira, 30, a partir das 14h, durante mais uma edição do projeto “Judiciário na Escola: Doe Livros e Construa Nosso Futuro”, que estimula a leitura entre os estudantes da rede pública de ensino municipal.
Serão doadas 500 obras literárias e 500 didáticas - novas e usadas - que vão formar uma biblioteca que será colocada à disposição dos 820 alunos do ensino fundamental menor (1ª a 5ª séries) e maior (6º ao 9º ano), no bairro de Terra Bela. A escola funciona vizinha ao fórum judicial, que foi construído em terreno desmembrado do estabelecimento.
A doações fora de Buriticupu podem ser feitas em postos instalados em outras comarcas. Em São Luís, na Biblioteca do Tribunal de Justiça, Escola Superior da Magistratura do Maranhão, Livraria Leitura e Salão Must. E em Santa Inês, na Águia Sport.
São colaboradores permanentes do projeto as empresas: Livraria Leitura, Águia Sport, Moveplar, Proagro Agropecuária, Nossa Gráfica, Posto N2, Ilumisol e Blog Jo Fernandes.