O juiz Raphael Leite Guedes titular da 1ª Vara da comarca de Buriticupu-MA decretou na tarde dessa quarta-feira(24) a prisão preventiva de PEDRO PAULO DE ARAÚJO que havia sido preso em flagrante delito na sexta-feira(19) ao tentar subornar um serventuário da justiça em serviço no fórum da comarca de Buriticupu.

Segundo consta no processo, PEDRO PAULO tem uma ação de divórcio em tramitação na 2ª Vara da comarca, e teria tentado se utilizar da prática criminosa para obter celeridade do processo que segundo nossa fonte corre em rito normal na justiça.

Na análise do magistrado, há prova da existência do crime e fortes indícios de autoria do delito por parte do PEDRO PAULO pela prática do delito.

In casu, em que pese os argumentos do representante do Ministério Público, entendo que necessário se faz que se garanta a ordem pública, na medida em que o investigado ofereceu vantagem indevida ao servidor público, crime este que coloca em risco à própria ordem pública, haja vista que uma vez posto em liberdade nada impede que retorne a praticar o delito contra a Administração em geral, o qual nos dias atuais deve ser combatido com o rigor da lei, na medida em que a sociedade não mais admite a prática da corrupção, muito menos quando praticada no próprio Fórum de Justiça como forma de “agilizar” o andamento de processos em tramitação perante a 2ª vara desta Comarca”. Pontuou Dr. Raphael.

O magistrado avaliou ainda que PEDRO PAULO revela personalidade e conduta periculosa.
 Segundo o Juiz em casos como o de PEDRO PAULO é necessário se adotar uma posição rigorosa para garantir não somente a ordem pública, mas, também, que seja assegurada a aplicação da lei penal, a fim de se evitar que o investigado fuja e fique impune às penas da lei. Ressaltou o juiz que o investigado, em liberdade, pode interferir no andamento processual com ameaças ao servidor público deste Fórum de Justiça que realizou a denúncia contra o custodiado, decretando sua prisão preventiva, devendo responder assim o processo penal custodiado na UPR-Unidade Prisional de Ressocialização de Açailândia/MA.