A Policia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais - SEIC, prendeu em flagrante delito na data de ontem (08.08.2019), as nacionais SILANE DIAS NASCIMENTO, NAGYLA MAYRA SOUSA ARAÚJO e GECIMAR THAYNA AMARAL DO SANTOS e seus respectivos companheiros, DANIEL KLEITON MARTINS DE OLIVEIRA vulgo DK, MATEUS DA SILVA GOMES, vulgo MATEUSINHO, e PAULO HENRIQUE FREITAS MENDES, vulgo PH, pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. 

Durante as investigações desta superintendência (Departamento de Combate ao Crime Organizado), foi constatado que os três internos, que se encontram cumprindo pena na unidade SLZ3, no complexo penitenciário de Pedrinhas, membros de uma facção criminosa, fizeram uma espécie de “consórcio do crime” para adquirir uma grande quantidade de drogas e comercializar na capital maranhense.
 
Os principais responsáveis pela empreitada seriam PH e sua companheira THAYNÁ, que com a ajuda dos demais planejavam lucrar cerca de 30.000,00 (trinta mil reais) como o negócio. DK utilizou a sua companheira SILANE para buscar a droga na cidade de Açailândia, e a companheira de MATEUSINHO, NAGYLA, ficou responsável por guardar o produto na sua residência, no bairro do COHAFUMA, onde foram encontrados 34 tabletes de maconha que, depois da análise técnica revelaram um total de quase 32kg do entorpecente. Dentro de um veículo de propriedade de THAYNÁ também foi encontrada uma balança de precisão que era utilizada para a pesagem de drogas. 

Um outro detento, RAIMUNDO NONATO PORTELA FRAZÃO, chegou a ser conduzido por suspeitas de envolvimento no esquema criminosa, sendo constatado que ele cadastrou fraudulentamente a mulher do comparsa “PH” como sendo sua companheira, para que ela pudesse ter acesso ao presídio e não levantar suspeitas quanto ao real responsável pelos crimes que ele cometia, mas os investigadores conseguiram desmascarar a farsa e os dois irão responder também pelo crime de falsidade ideológica.

Depois de autuados na sede da SEIC, no bairro de Fátima, todos foram encaminhados ao complexo penitenciário de Pedrinhas, onde permanecerão à disposição da Justiça.