O juiz Raphael Leite Guedes, da 1ª Vara da Comarca de Buriticupu, em companhia do desembargador Dr. Cleones Carvalho Cunha, fizeram a entrega, em solenidade na manhã de segunda-feira, 21, de 2 mil livros e sorteio de brindes para a escola pública municipal “UI Manoel Campos Sousa”, localizada no termo judiciário de Bom Jesus das Selvas, a 8km da sede da comarca.


Os livros foram arrecadados e doados por meio do Projeto “Judiciário na Escola: Doe Livros e construa nosso futuro”, de iniciativa do juiz, que tem como objetivo estimular a leitura entre os alunos com a formação de uma biblioteca estudantil. Também foram doados dois computadores para a biblioteca da escola e sorteados equipagens esportivas, bicicleta, mochilas, bolas e material escolar entre os alunos.


A solenidade aconteceu na sede da escola, na Rua 4, Quadra 1, Núcleo Residencial da Vale, na Vila Tropical, em Bom Jesus das Selvas. Durante a cerimônia, os estudantes fizeram apresentação de esportes,danças e expuseram fotos e trabalhos educativos sobre o estado do Maranhão e a cidade de São Luís.


O juiz anunciou aos presentes que  a escola  “UI Sara Kubitscheck”, em Buriticupu, onde estudam cerca de mil alunos, será a próxima escola a ser beneficiada no mês de dezembro. “Agradeço a todos que contribuíram de alguma forma para a realização deste ato de cidadania e responsabilidade social no desenvolvimento da nova geração. Continuaremos incentivando a leitura e a educação digna de nossas crianças”, destacou o juiz.


O desembargador Cleones Carvalho Cunha, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, instalou um ponto avançado da Justiça eleitoral na cidade e em seguida acompanhou a doação dos livros, ao lado dos diretores, professores e alunos da escola. Recebeu um certificado em agradecimento e reconhecimento público pela participação no projeto e homenagens da comunidade escolar.


Também participaram da solenidade o promotor de Santa Luzia, Peterson Armando; a juíza da 2ª Vara de Santa Luzia, Ivna Cristina de Melo Freire; o prefeito municipal, Fernando Coelho; a defensora pública de Buriticupu, Francismar Dias, a diretora da escola de Bom Jesus das Selvas, Francisca Gama e a da escola Sarah Kubitscheck, Maria Rosângela, além de alunos, pais e professores.


Chegou a hora de agradecermos e por isso começamos por Deus que esteve sempre ao nosso lado em todos os momentos para garantir que nosso objetivo fosse alcançado. A todos os funcionários, pais/responsáveis, todos os parceiros da escola Manoel Campos Sousa, Prefeitura Municipal, Blog Jo Fernandes, ao Excelentíssimo Senhor Juiz Dr. Raphael Leite e a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que o evento acontecesse, deixamos uma palavra sincera de gratidão. Em nome da Gestão da Escola Manoel Campos Sousa, nossa ESTIMA, CONSIDERAÇÃO E GRATIDÃO”! agradeceu Francisca Gama diretora da escola.


 “Aqui não estar apenas a se estudar mais fazer cultura, que é fundamental na vida dos estudantes, o Raphael sempre alcança bons resultados, parabenizo e fico feliz por ele estar na magistratura do Maranhão, meu sentimento é de alegria em ver todas essas crianças e adolescentes revivendo de uma certa forma aquilo que eu vivi a uns 50 anos quando era criança”. Pontuou desembargador Cleones Cunha.  


Segundo Dr. Raphael o Projeto Judiciário na Escola avança a cada etapa. “Nesta de ontem, efetuamos a entrega de 2.000 livros e 2 computadores para equipar adequadamente a biblioteca da unidade, permitindo que os alunos façam pesquisas e trabalhos com as ferramentas tecnológicas adequadas”. Pontuou o magistrado “Agradeço todos aqueles que de alguma forma contribuíram para mais um evento de sucesso, sendo o primeiro no Município de Bom Jesus das Selvas, sobretudo os nossos parceiros permanentes e os servidores da 1 Vara de Buriticupu que se empenham diariamente para a concretização deste projeto que, em breve, estará transformando a realidade social da nossa Comarca. Disse
“O Projeto já efetuou a entrega de 3.500 livros, 2 computadores, inúmeros brindes aos alunos, fato este transformador social em nossa Comarca que possuirá, em um futuro não tão distante, escolas devidamente equipadas com livros e computadores de qualidade a disposição de todos os alunos”. Explicou o Juiz
“O Poder Judiciário demonstra sua responsabilidade social com os cidadãos buriticupuenses ressaltando que a educação começa na família, não sendo um encargo apenas da escola e dos professores. Todos nós somos responsáveis pelas crianças e jovens de amanhã e é nosso dever zelar por um futuro promissor para todos.” Finalizou Dr. Raphael.


ESCOLAS - A UI Manoel Campos Sousa foi a primeira unidade do município de Bom Jesus das Selvas a receber as doações do projeto, por ter apresentado um projeto de incentivo à leitura. Em Buriticupu já foram beneficiadas as escolas públicas municipais UI Simar Pereira Pinto (21/11/2018) e UI Padre Edmilson de Sousa Freire (30/05/2019).


O projeto Judiciário na Escola se destina a estimular o hábito da leitura e o desenvolvimento da linguagem escrita, por meio da arrecadação de livros paradidáticos, que passarão a compor o acervo das bibliotecas públicas dos municípios beneficiados, que serão disponibilizados aos alunos da rede pública. Foi lançado em Buriticupu, em 21 de novembro de 2018, pelo juiz Raphael Guedes.


São parceiros institucionais do projeto as empresas: Livraria Leitura, Ilumisol Energia Solar, Águia Esport, Proagro, Nossa Gráfica, Posto N2, Nono Veículos, Moveplar, Nosso Frango e Blog Jo Fernandes (fotos).