Por: J. B. Novare Em: 26/11/2019

“Espelhos de Eva”, novo livro da autora maranhense Sharlene Serra, é um romance que aborda sobre o universo feminino e sua multiplicidade, tendo o espelho como objeto em que a mulher ama e teme, onde se enxerga multifacetada. A obra, publicada pela Editora Penalux, será lançada no próximo dia 30 de novembro no restaurante Thai Cozinha Contemporânea e Japonesa - Golden Shopping Calhau (Av. dos Holandeses, 200 - Calhau), em São Luís, a partir das 18 horas. O evento contará com a presença de Anna Liz Ribeiro, Ana Neres Pessoa Lima Gois, Wanda Cristina Cunha, Susiane Muniz, Rosa Cleide Bezerra e Silvana Meneses que irão ler fragmentos do livro.

O espelho possui uma simbologia interessante. Para a mulher é revelador: ora é conselheiro, ora acusador. É também, conforme algumas lendas, um instrumento de adivinhação, junto ao cristal, pois permite ver para além da realidade. No enredo da obra, Eva, a protagonista da história, tem em mãos outro livro, que o lê e interage, se identificando em várias situações. “Espelhos de Eva” apresenta uma desconstrução de um conto de fadas, apresentando situações vividas por mulheres, com pitadas de sensualidade.

Os cacos multifacetados do espelho de Eva vão formando um mosaico de mulheres, frente à predominância da racionalidade, mas que não perde o lirismo e o romantismo tão peculiares à alma feminina. A protagonista Eva, despindo-se das regras impostas pelo conservadorismo, nos permite conhecer seus mais íntimos desejos e depara-se, nas viagens de sonhos e prazeres solitários, depois nos apresenta Bianka nas páginas de um livro e nas cenas seguintes, ela assume o protagonismo da história. Por meio dos relatos, vamos perpassando sua história, intercalada com a de outras mulheres com as vivências de feminicídio, abuso sexual, homofobia e outras tantas; experiências dolorosas, mas que demonstram que o adjetivo de fragilidade, são desconstruídos pela força e superação de cada uma delas.

Sobre lançar novo livro abordando uma temática voltada mais para adultos e neste ano, dando uma pausa na literatura infantil,  a autora nos revela: "A mudança de gênero literário apenas reforça a nossa diversidade literária e que o escritor é um universo amplo de criação". Sharlene Serra, nesta nova obra, evidencia a mulher e suas inquietações.

Sharlene Serra reside em São Luís, capital do estado do Maranhão. É designer, Pedagoga, especialista em Educação Inclusiva. Trabalha na Secretaria Municipal de Educação - Núcleo de Enriquecimento de Estudantes com Características de Altas habilidades e Superdotação (NEECAH/S), é formadora educacional na área de Educação Inclusiva, palestrante e escritora. Possui escrito os livros infantis da coleção Incluir: “Olhando Com Ritinha”, “Ouvindo Com Vitória”, “Caminhando Com Paulo”, “Aprendendo Com Biel” e “Interagindo Com Lucas”. Outro infantil da autora é o livro “Diário Mágico: Um Segredo Para Contar”, que aborda sobre abuso infantil. Participou da antologia “Setembro Poético”, lançada em 2017, e em setembro de 2019 foi homenageada com o Troféu Monteiro Lobato de Honra ao Mérito Literário, na categoria “Melhor Livro de Inclusão”, promovido pela Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas. A obra “Espelhos de Eva” está por R$ 40,00 no dia do lançamento. Também já pode ser encontrada no site da editora (https://www.editorapenalux.com.br/loja/espelhos-de-eva).

Outras Publicações:

·                     Resenha: A biblioteca - Aloísio Dantas