O Núcleo de
Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça do Maranhão
(Nupemec-TJMA) está disponibilizando diversos canais virtuais de atendimento à
população e agendamento de sessões de conciliação e mediação, com vistas a
assegurar uma certa normalidade dos serviços aos usuários, em tempos de
pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e isolamento social.
Seguindo as recomendações e determinações do TJMA e de órgãos mundiais de
saúde para evitar aglomerações e, como medida preventiva ao contágio, o Nupemec
vem utilizando as diversas inovações tecnológicas disponíveis para resolver as
demandas da sociedade.
Os cidadãos interessados em solucionar questões processuais ou
pré-processuais, de forma rápida e consensual, por meio do diálogo, podem
marcar uma sessão, ligando para os Cejuscs (telefones abaixo) ou enviando
mensagem via WhatsApp.
As sessões estão sendo realizadas, atualmente, por videoconferência pelos
conciliadores da Justiça (devidamente capacitados), diretamente de suas casas e
por meio de plataforma disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ),
no portal do Judiciário maranhense.
O coordenador do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA, juiz Alexandre
Abreu, explica que essa e outras medidas adotadas pelo Nupemec – bem como pelo
Judiciário em geral, conforme recomendações do presidente do TJMA,
desembargador Joaquim Figueiredo - visam garantir que os direitos dos cidadãos
sejam atendidos, nesse período, ainda que em regime especial.
“No Tribunal de Justiça do Maranhão, os magistrados e servidores estão
trabalhando, incansavelmente, em regimes especiais de teletrabalho e de
plantão, conforme recomendações da Presidência e da Corregedoria Geral de
Justiça, visando atender às prioridades e os direitos dos cidadãos. Esse é o
caso do Núcleo de Conciliação, que está utilizando diversos recursos virtuais
disponíveis para tentar solucionar as mais variadas questões da população,
garantindo-lhe a possibilidade de diálogo, com toda a flexibilidade e
comodidade proporcionadas pela tecnologia”, frisou o magistrado.
A secretária do Nupemec do TJMA, Ana Larissa Serra, informa que os canais
estão sendo disponibilizados tanto para quem já possui sessões agendadas nos
Cejuscs e tem interesse em reagendar - apesar dos prazos processuais suspensos
- quanto para aqueles que ainda não têm audiência marcada e desejam solucionar
suas questões de forma virtual, por videoconferência.
“O cidadão interessado em resolver conflitos por meio da conciliação ou
mediação poderá conversar – diretamente - com nossa equipe, durante todo o dia.
Basta ligar para os telefones disponibilizados, nos enviar e-mail ou mensagens
via WhatsApp. Estamos à disposição para atender a população da melhor forma
possível”, afirmou.
Além disso, a secretária reforça que os Cejuscs já estão trabalhando
também com o sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe). Os interessados em
incluir os processos na plataforma devem entrar em contato com a equipe do
Nupemec.
Várias demandas podem ser resolvidas por intermédio da equipe do Nupemec,
tais como questões de família (pensão alimentícia, divórcio, guarda), cíveis,
relações de consumo, dentre outras, inclusive com apoio da Defensoria Pública,
do Ministério Público do Maranhão e da Ordem dos Advogados do Brasil.
PLATAFORMA - Além da possibilidade de diálogo com as partes envolvidas nas
questões - por videoconferência, com o auxílio dos conciliadores – a população
também pode utilizar a plataforma virtual consumidor.gov, disponibilizada pelo Ministério da
Justiça, para resolver questões diretamente com empresas e instituições de todo
o país.
O canal conta com a adesão de 659 empresas, dentre bancos,
concessionárias de energia, telefonia e água, operadores de planos de saúde, de
viagens, construtoras, supermercados, dentre outros.
O presidente do Nupemec-TJMA, desembargador José Luiz Almeida, ressalta
que os meios virtuais de solução de conflitos já são amplamente utilizados e
incentivados por magistrados e servidores da Justiça maranhense, tanto nos
Cejuscs quanto nos Fóruns judiciais das comarcas, muito antes da pandemia do
coronavírus.
O intuito, segundo o desembargador, é facilitar o acesso dos cidadãos ao
Judiciário, oferecendo-lhes os meios adequados de solução de conflitos,
inclusive por meios tecnológicos, cumprindo, desta forma, a missão social da
Justiça, dirimindo conflitos, de forma efetiva, ágil e pacífica.
O Poder Judiciário do Maranhão sempre esteve na vanguarda do apoio às
iniciativas de resolução de demandas por meio de plataformas públicas de
solução de conflitos. E, desde o ano de 2017, tem editado normas sobre
plataformas digitais.
CANAIS DE ATENDIMENTO – CONCILIAÇÃO-TJMA - SÃO LUÍS:
Núcleo de Conciliação do TJMA
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