Lançado em 21 de novembro de 2018 em Buriticupu pelo JUIZ Raphael Leite Guedes, titular da 1ª Vara da comarca de Buriticupu-MA, Projeto Judiciário na Escola “Doe livros e construa nosso futuro”, foi abraçado por dez(10) empresas idôneas e de grandes responsabilidades social.
São elas; LIVRARIA LEITURA-localizada no shopping da ilha na capital maranhense, ILUMISOL ENERGIA SOLAR-unidades do Maranhão, ÁGUIA ESPORT- sedeada em Santa Inês-MA, PROAGRO- Buriticupu-MA, NOSSA GRÁFICA- Buriticupu-MA, POSTO N2- localizado as margem da BR222 na altura do KM 500 perímetro urbano da Cidade de Buriticupu-MA, NONO VEÍCULOS-com sede em Santa Inês-MA, MOVEPLAR- uma empresa genuinamente maranhense com sede em Buriticupu-MA, NOSSO FRANGO- de Buriticupu-MA, BLOG JO FERNANDES.

O projeto Judiciário na Escola se destina a estimular o hábito da leitura e o desenvolvimento da linguagem escrita, por meio da arrecadação de livros paradidáticos, que passarão a compor o acervo das bibliotecas públicas dos municípios beneficiados, que serão disponibilizados aos alunos da rede pública.

Com apoio desses abnegados empresários, o projeto idealizado e desenvolvido pelo magistrado Dr. Raphael, já entregou em Buriticupu e Bom Jesus das Selvas 4.500 livros, 4 computadores, 3 Bicicletas e dezenas de brinquedos e matérias esportivos, beneficiando a população dessas duas cidades maranhense, replicado em Bom Jardim, pelo magistrado daquela comarca Dr. Bruno Barbosa Pinheiro, onde o projeto, foi renomeado de escola legal “Doe livros e ajude a construir uma história”, beneficiando as escolas de Bom Jardim e São João do Carú.
 
No próximo dia 26 de março de 2020, o projeto judiciário na escola inicia suas atividades de 2020 na escola municipal UI SARAH KUBITSCHEK, no período da manhã, localizada na rua Dom Moto Bairro colégio agrícola no Município de Buriticupu/MA, a Unidade de ensino possui aproximadamente 1.000 (um mil) alunos que serão diretamente beneficiados com a entrega de livros e computadores.

Com expectativa de bater o recorde entrega de livros, o evento contará com a presença do idealizador juiz de direito Dr. Raphael Leite Guedes, titular da 1ª Vara da comarca de Buriticupu, parceiros permanentes e autoridades convidadas como, comandante da Polícia Militar, delegado de Polícia Civil, Defensores Públicos e Promotores de Justiça.