Após a erradicação de uma "roça" de maconha, dia 29/10, a Inteligência do 30° BPM-Batalhão da Policia Militar do Maranhão sedeado em Buriticupu, recebeu informes sobre uma outra "roça" da droga.

 


O Comandante do 30° Batalhão, o Maj Anderson, articulou a operação para localização exata da roça e, no dia 04/11 (quarta feira), as equipes policiais designadas para a ação, a saber: Grupo de Operações Especiais (GOE), Rádio Patrulha, Força Tática e Esquadrão Águia, deslocaram para o local do plantio.

 


Estima-se que foram cortados e queimados mais de 17 mil pés da droga e apreendidos 05 sacos de estopa com, aproximadamente, 24kg da droga, pronta para o consumo.

 

Foram apreendidas ainda 8 armas de fogo, sendo 7 antecargas e 1 espingarda cal. 20 com 04 (quatro) cartuchos do mesmo calibre.

 


A guarnição de frente foi recebida a tiros e fez-se necessário o revide, sendo que os agressores conseguiram escapar, adentrando no matagal.

 

Dentro da roça havia um acampamento, que era utilizadas pelos indivíduos que faziam o plantio, colheita e beneficiamento da droga, no local havia ainda uma prensa artesanal utilizada para empacotamento da maconha, além de adubo e veneno que usavam no manejo da plantação.

 


A ação faz parte do módulo de Combate ao Narcotráfico, inserido na fase II da Operação Buriti Seguro, sendo que na fase I foram erradicados 10 mil pés de maconha.

 

As Operações estão sendo realizadas na região da Vila Pindaré conhecida como "Presa de Porco", onde constantemente ocorrem denúncias sobre plantações e escoamento de drogas, especialmente por vicinais e pela Estrada de Ferro Carajás”. Explicou Maj. Andersom