TJ-MA Tribunal de Justiça do Maranhão, aprovou na tarde dessa quinta-feira(03) a remoção do Juiz de direto, Dr. Raphael Leite Guedes, da 1ª Vara da Comarca de Buriticupu, para 4ª Vara da Comarca de Santa Inês-MA, pelo critério de merecimento, após três anos e quatro meses de atuação na Comarca de Buriticupu-MA, o magistrado ainda responde por Buriticupu até a nova posse, sem data marcada.

No dia 25 de outubro de 2017, tomava posse como titular da 1ª Vara da Comarca de Buriticupu-MA o magistrado Dr. Raphael Leite Guedes. Juiz linha dura, implacável no combate a corrupção, Dr. Raphael, logo se tornou conhecido não só pela sua brilhante atuação à frente da 1ª Vara, como também no seu projeto social, Judiciário na Escola Doe Livros e Construa Nosso Futuro.

 

No tempo em que atuou como Juiz de Buriticupu, comandou o eleitoral por um período e foi diretor do fórum da comarca, que atende o termo judiciário Bom Jesus das Selvas, sua mais destacada ação foi a cassação do mandado do ex-prefeito José Gomes Rodrigues por crime de improbidade administrativa.


Conquista da 1ª Vara no comando de Raphael Leite
:

A 1ª Vara da Comarca de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas hoje figura entre as melhores do Maranhão, em 2018 ganhou o selo bronze, em 2019 conquistou o inédito selo OURO em Baixa Processual da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Maranhão, campeã da GPJ por 02 anos consecutivos (2018 e 2019)


Reconhecimento público
:

O magistrado teve seu trabalho aprovado pela população da comarca, pela seriedade, rapidez e imparcialidade em que pautava suas decisões e ainda pelo seu projeto social, as câmara de vereadores de Buriticupu e de Bom Jesus das Selvas lhe concederam título de cidadão das duas cidades, algo inédito até hoje. 

 


Judiciário na escola:

O projeto social de Dr. Raphael entregou cerca de 6 mil livros, vários computadores, bicicletas, kits esportivos, além de brinquedos, mochilas e muito mais, beneficiando milhares e milhares de crianças da comarca.

Prêmio Innovare:

O projeto se tornou nacionalmente conhecido ao ser inscrito no 16º Prêmio Innovare 2019 – iniciativa que identifica, divulga e difunde práticas de tribunais, profissionais e operadores do Direito que contribuam para o aprimoramento da Justiça brasileira, notadamente na área dos direitos humanos. Depois de receber a visita de dois consultores, o Juiz Raphael Leite Guedes foi selecionado para concorrer na categoria juiz e disputa a premiação com outros 100 candidatos, a prática do magistrado consta do banco de dados.