A Câmara de vereadores de Buriticupu-MA, sediou importante reunião na tarde dessa quinta-feira(04), na pauta, combate ao tráfico de drogas e acolhimento aos dependentes químicos do município de Buriticupu.

Veja o vídeo da reunião na íntegra: 



A reunião encabeçada pelo prefeito de Buriticupu, Sr. João Carlos Teixeira da Silva(patriota), contou com a participação por vídeo conferência dos promotores de Justiça pública, Dr. Felipe Augusto Rotondo, titular da 1ª promotoria de Buriticupu e José Frazão Sá Menezes Neto, titular da 2ª Promotoria de Justiça e diretor das promotorias da comarca de Buriticupu, também por vídeo conferência, participaram a secretaria de educação do município Marlene Matos Mascarenhas e Dra. Hortência Miranda Costa-Defensora Pública de Justiça Titular do 1º núcleo Regional da DPE de Buriticupu

De forma presencial, além do prefeito, participaram o Major PM Anderson Barbosa de Lima, Comandante do 30º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão com sede em Buriticupu, José Alves Pereira(PL)- presidente da Câmara de vereadores, além de representantes da sociedade civil e secretários municipais.


Essa é a segunda reunião e agora com todos os nossos secretários e diretores diretamente envolvidos e determinados em combater o tráfico de drogas e acolher os dependentes químicos no município de Buriticupu, agradeço as autoridades pelo empenho e parceria nessa causa espinhosa, porém, muito nobre, com fé em Deus, muito trabalho e com ajuda de todos diretamente envolvidos e empenhados alcançaremos um excelente resultado”. Ressaltou João Carlos, “ o Carlo, ha orços para venser  da prefeitura nao etamente emvolvidos ito nobre que e retiras a quelas vidas sNo que depender do prefeito e da prefeitura não mediremos esforços para vencer essa batalha”. Completou o prefeito.


O combate às drogas passa pela atuação em duas frentes: prevenção e repressão. Tal como nossa saúde, precisamos fortalecer o sistema imunológico, mas sem esquecer de tomar os remédios quando necessário. O investimento em ações sociais, de educação e saúde no Município atuam na prevenção, já combate aos crimes relacionados ao tráfico na repressão. Atuar nos dois eixos é essencial para enfrentamento das drogas. Para a concretização do segundo se faz necessário o aparelhamento dos órgãos do sistema de segurança pública, em especial as policiais civil e militar, razão pela qual nesse momento entende o Ministério Público como urgente a implantação da Delegacia Regional de Buriticupu/MA”. Disse o promotor Dr. Rotondo.


Acredito que a problemática do Bairro 13 envolve a questão da população em situação de rua e da dependência química. São duas questões sociais que se entrelaçam e se retroalimentam, de modo quem demandam do Poder Público e da sociedade uma solução complexa. Acho que reuniões, como as de hoje, envolvendo órgãos das áreas de saúde, educação e assistência social, além do sistema de justiça, são fundamentais, para discutirmos políticas públicas municipais para o enfrentamento dessas problemáticas”. Ressaltou Dra. Hortência


"A reunião de hoje foi bem salutar e de resultados expressivos, pois conseguimos definir bem o papel de cada órgão no combate ao consumo de drogas no Bairro B13, e assim entendermos que essa problemática não é um caso exclusivo de polícia. Com os papéis assim, bem definidos, fica fácil entender como todo o mecanismo funciona, como as políticas públicas para esse caso foram desenhadas e que, caso algum órgão falhe, a "engrenagem não roda perfeitamente". Creio que avançaremos ainda mais. Na próxima reunião, agendada para o dia 25/03, traremos as estatísticas de cada órgão e assim as apresentaremos para termos dimensão do que realmente enfrentaremos. Tenho boas perspectivas quanto a essa missão e creio, piamente, que temos plenas condições de enfrentarmos esse flagelo e assim promovermos o que há de mais importante ao ser humano: o direito à vida!". Pontuou major Andersom. 


Veja abaixo algumas imagens do evento.